Resumo biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de Biologia
O primeiro tópico é o EQUILÍBRIO HIDROSSALINO (relativo à concentração de sais no organismo), que depende diretamente da HOMEOSTASE, que trata de manter a estabilidade do meio interno, independentemente das variações do ambiente (como temperatura, pH, etc.).
O SISTEMA URINÁRIO é um eficiente “regulador homeostático” (ou seja, muito importante para regularizar ahomeostase). Ele varia conforme os tipos de animais.
- Nos Peixes Dulcícolas a água entra por osmose e os rins eliminam o excesso (da água), sendo que os sais são repostos na alimentação.
- Nos Peixes Ósseos Marinhos a água sai por osmose, e o excesso de sais é eliminado pelas brânquias e pela urina.
- Os Peixes Cartilaginosos Marinhos possuem o sangue menos concentrado.
- Os Anfíbios adultos não têmbrânquias, eles absorvem os sais pela superfície corporal (pela pele) e não são adaptados para viver no mar.
- As Aves Marinhas e Répteis conseguem água bebendo-a (ingerindo-a, mais formalmente falando) e também através dos alimentos que comem.
- Os Mamíferos Marinhos (como baleias, focas e golfinhos) praticamente não ingerem nenhuma água do mar (salgada), e sua urina e também o leite são muitoconcentrados.

O segundo tópico é o SISTEMA EXCRETOR (vou chamar de S.E. para facilitar), que é o conjunto de órgãos cuja função é eliminar resíduos do organismo.
Resíduos nitrogenados (ou excretas) são produzidos pelo metabolismo e devem ser eliminados para manter o equilíbrio interno (homeostase), sendo que variam nos diferentes grupos de animais, podendo ser a amônia, a ureia ou oácido úrico.

O Rim é um dos orgãos do S.E. cuja função é filtrar o sangue. O Néfron é a unidade funcional desse orgão, pois apenas ele é capaz de realizar TODAS as funções renais, incluindo a FORMAÇÃO DA URINA, que é dividida em 3 partes:
- A Filtração: Nessa etapa são filtrados os nutrientes, os resíduos tóxicos, os sais e a água.
- A Reabsorção: Nessa etapa a água e os nutrientes sãoreabsorvidos e voltam ao sangue.
- A Secreção: é a etapa final, quando são eliminadas certas substâncias do plasma sanguíneo, que não foram filtradas inicialmente.
Insuficiência Renal é o nome dado quando o rim para de exercer as funções que deveria. As causas para que ela ocorra são infecções, inflamações, intoxicações ou também diabetes mellitus (é uma doença metabólica que causa um aumentoanormal do açúcar ou da glicose no sangue). As consequências da Insuficiência são a alteração da concentração de íons no sangue, o acúmulo de excretas e a retenção de água. O tratamento consiste em dieta, medicamentos e também pela hemodiálise (que atua como um rim artificial. É basicamente uma máquina que filtra o sangue, função que deveria ser feita pelo rim), onde se passa de 4 a 6 horas pordia, 2 vezes por semana e com risco de infecção e contaminação.

Agora, o terceiro tópico é o SISTEMA NERVOSO, (que vai ser chamado de S.N. pra facilitar) que está relacionado aos estímulos externos e aos cinco sentidos. Ele varia em cada grupo de animais:
Nos cnidários é uma rede difusa, nos platelmintos é formado por 2 gânglios cerebrais e 2 cordões nervosos, nos anelídeos, moluscos eartrópodes também é formado por 2 gânglios cerebrais e 2 cordões nervosos, sendo que os vertebrados possuem o sistema nervoso tubular dorsal.
O S.N. dos vertebrados é dividido em duas partes, Central e Periférico.
Possuímos ações voluntárias e involuntárias, e é por isso que o Sistema Nervoso Periférico (SNP) e dividido em duas partes: somático, que controla as ações que possuímos certo outotal controle (como andar e escrever ou piscar e respirar); e o autônomo, que age sobre ações involuntárias (como a produção de suor, dilatação da pupila, etc.). O SNP ainda apresenta dois ramos estruturais com funções diferentes e contrárias: o simpático, que atua como um sistema de alerta; e o parassimpático que coloca o corpo num estado de pouco consumo de energia.
No Sistema Nervoso...
tracking img