Resumo atps de quimica 1 passo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO ALUMÍNIO

O alumínio, apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, é o metal mais jovem usado em escalaindustrial.
Hoje os EUA e Canadá são os maiores produtores mundiais de alumínio. Entretanto nenhum deles possui jazido de bauxita em seu território, e dependem exclusivamente deimportação. O Brasil tem a terceira maior reserva do minério no mundo, localizado na região amazônica, perdendo apenas para a Austrália e Guine.
O processo químico denominadoBayer é o mais utilizado na indústria do alumínio. Neste processo, a bauxita é dissolvida em soda cáustica e, posteriormente, filtrada para separar todo o material sólido,concentrando-se o filtrado para a cristalização da alumina. Os cristais são secados e calcinados para eliminar a água, sendo o pó branco de alumina pura enviado à Redução paraobtenção de alumínio, através de eletrólise, processo conhecido como Hall-Héroult.
Para se obter o alumínio são necessários quatro toneladas de bauxita para produzir duastoneladas de aluninia e duas toneladas de aluminia para produzir uma tonelada de alumínio através do processo conhecido como Redução.
As características do alumínio permitemque ele tenha uma diversidade de aplicações as principais são: leveza, condutibilidade elétrica e térmica, impermeabilidade, resistência a corrosão e reciclabilidade.Propriedades extnsivas estão ligadas ao volume, massa, comprimento etc. Exemplo quando exposto a temperaturas abaixo de zero, o alumínio não se torna frágil. Sua resistência aumentasem perder a ductilidade.
Propriedade intensiva é a densidade do alumínio que é de 2,7g/cm3 não importa a quantidade de alumínio.

 

Fonte: Acesso em: 19 set. 2011.
tracking img