Desigualdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desigualdade social e ideologia
A reflexão sobre a pobreza será circunstanciada por dados e critérios que servem de referência para proposição de políticas públicas queobjetivam a superação da miséria. Mas para começar a reflexão é importante que os alunos apresentem suas representações sobre o tema.
O que é ser pobre?
Entre ascondições materiais, sobretudo nos centros urbanos, podemos destacar a renda, a alimentação, a moradia,o transporte e o trabalho. Os aspectos fundamentais das condiçõesculturais referem­se ao acesso e à permanência em escolas nas quais os alunos aprendam a frequentar e a participar de atividades como teatro, cinema, turismo e lazer. Taiscondições representam, historicamente, o essencial na sociedade na qual vivemos, mas o que se verifica atualmente em todo o planeta é a presença de populações emcircunstâncias materiais de pobreza na grande maioria dos países, independentemente da cultura e da etnia. Raras exceções são apontadas, como a Suécia, Noruega, Canadá, Dinamarca,nos quais a presença de pessoas em situação de pobreza ou extrema pobreza é praticamente inexistente.
Ideologia
Ideologia é um conjunto de idéias ou pensamentos de umapessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais. O termo ideologia foi usado de forma marcante pelo filósofoAntoine Destutt de Tracy.
O conceito de ideologia foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais esociais) criados pela classe social dominante. De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.
tracking img