Desigualdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Soluções
A solução para um problema complexo como a desigualdade social não pode ser pensada de forma estritamente técnica, como se dependesse de uma equação matemática desenvolvida poreconomistas. Este é um equívoco muito comum quando esquecemos as raízes históricas de determinados problemas, por isso deve-se ter clareza de que este é um problema decorrente da própria estrutura sistêmica emque estamos inseridos, portanto pequenas reformas são incapazes de dar conta de todo o processo. Contudo, podemos apontar alguns caminhos que vemos como fundamentais na superação deste imenso problemasocial.

O primeiro deles, sem dúvida, é o acesso a uma educação pública de qualidade, que atenda à realidade das populações envolvidas e seja capaz de formar seus sujeitos para uma ação políticacomprometida com os interesses coletivos. A educação deve ser vista não apenas como um processo de formação de mão-de-obra para ser absorvida pelo mercado de trabalho, mas essencialmente como umprocesso de formação da cidadania plena, que prepare seus sujeitos para participar ativamente de todos os espaços políticos (governos municipal, estadual, federal, poder judiciário, mídia, comitês de bacia,conselhos gestores, audiências públicas etc.), atualmente ocupados quase inteiramente por representantes das classes dominantes. É importante frisar que a superação da desigualdade social não pode sedar somente no nível individual, com “força de vontade e determinação para o trabalho”, como alguns pregam. A superação das desigualdades sociais deve ser pensada sempre em um nível coletivo, declasse, com a união dos grupos explorados e oprimidos (sejam eles de trabalhadores, de mulheres, negros, homossexuais, sem-terra, sem-teto etc.) se voltando contra a fonte da exploração que se encontra naraiz do sistema capitalista.

Além disso, é importante que o acesso ao conhecimento (científico e não-científico) seja democratizado para que se supere a alienação social, permitindo que a...
tracking img