Colesterol e tampao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Colesterol
O colesterol é um membro da família dos lipídios esteróides. Apresentam alta colesterolemia, ou seja, alta concentração de colesterol no sangue, possuindo uma correlação positiva com doenças vasculares.
Como é insolúvel em água e, conseqüentemente, no sangue, para ser transportado na corrente sanguínea liga-se a algumas proteínas e outros lipídeos através de ligações não-covalentesem um complexo chamada lipoproteína.
Existem vários tipos de lipoproteínas, e estas podem ser classificadas de diversas maneiras. O modo pelo qual os bioquímicos geralmente as classificam é baseado em sua densidade. Entre estas, estão as "Low-Density Lipoproteins", ou LDL, que transportam o colesterol do sítio de síntese - o fígado - até as células de vários outros tecidos. Uma outra classe delipoproteínas, as "High Density Lipoproteins", ou HDL transportam o excesso de colesterol dos tecidos de volta para o fígado, onde é utilizado para a síntese dos sais biliares.
A maior parte do colesterol está ligada a lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e o restante, a proteínas de alta densidade (HDL). O colesterol ligado a LDL é o que se deposita nas paredes das artérias, quando em excesso,por isso é denominado “mau colesterol”. Por outro lado, o HDL pode ser considerado o "bom colesterol", pois ele retira o LDL colesterol da parede das artérias e o transporta para ser metabolizado no fígado.

Sistema Tampão
Muitas reações químicas que ocorrem dentro de uma célula, ou mesmo fora dela, dependem do pH. Pequenas variações no pH podem afetar a velocidade das reações químicas ou mesmonão permitir que elas ocorram, o que pode acarretar na morte celular. O organismo dispõe de três importantes mecanismos reguladores do pH e tem a finalidade de preservar as condições ótimas para as funções celulares: O mecanismo respiratório; o mecanismo renal e o mecanismo químico, representado por pares e constituído por um ácido fraco e uma base conjugada, os quais representam os tampões maisimportantes no organismo vivo, abaixo segue os tipos e as quantidades relativas:
• Ácido carbônico / bicarbonato – 64%
• Proteína ácida / proteína básica – 7%
• Hemoglobina / oxihemoglobina – 28%
• Fosfato monoácido / fosfato diácido – 1%
Estes são encontrados no sangue (líquido intravascular), nos tecidos (líquido intersticial) e no interior das células (líquido intracelular).
O íonbicarbonato é o principal responsável pelo tamponamento do sangue humano e é geralmente encontrado nos fluidos corporais na forma de bicarbonato de sódio. O bicarbonato mantém o pH do sangue numa faixa segura compreendida entre 7,35 e 7,45, restringindo às variações de pH para cima ou para baixo desses valores.
O mais importante sistema tampão do organismo é o sistema tampão ácidocarbônico/bicarbonato, pois atua diretamente na regulação do pH, portanto, os sistemas tampões têm como função preservar o pH sanguíneo em ótimo e os demais líquidos orgânicos, veja:
- Quando um ácido é adicionado ao sangue, o bicarbonato do tampão prontamente reage a ele; a reação produz um sal, formado com o sódio do bicarbonato e o ácido carbônico. Essa reação diminui a quantidade de bases e altera a relação entreo bicarbonato e o ácido carbônico. O ácido carbônico produzido pela reação do bicarbonato do tampão, se dissocia em CO2 e água; o CO2 é eliminado nos pulmões recompondo a relação do sistema.
- Quando uma base invade o organismo, o ácido carbônico prontamente reage a ela, produzindo bicarbonato e água. O ácido carbônico diminui. Os rins aumentam a eliminação de bicarbonato ao invés do íonhidrogênio, reduzindo a quantidade de bicarbonato no organismo, para preservar a relação do sistema tampão.
De forma geral, quando um indivíduo tem o pH sanguíneo abaixo para níveis inferiores a 7,35 diz-se que ele está com acidose. Quando o pH sanguíneo aumenta a níveis superiores a 7,45 diz-se que o mesmo está com alcalose. Quando a alcalose ou acidose são obtidas por alteração da freqüência...
tracking img