Resumo 4 ps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de material de apoio para a disciplina Marketing
Elaboração e Compilação: Profª MS Cecília Avari

Estudos Avançados dos 4 Ps


Após estudarmos conceitos de Marketing, chegou o momento de estudarmos o que realmente é a razão de existir de um mercado: Os 4Ps ou Produto, Preço, Praça e Promoção e o faremos de forma mais aprofundada.
Tudo gira em torno do 1º P:

PRODUTO[pic]fonte: http://farm2.static.flickr.com/1317/1087311936_06f178db46.jpg

Abordamos Produto de uma forma básica no bloco anterior, definindo-o como:
“algo que pode ser oferecido a um mercado, para sua apreciação, aquisição, uso ou consumo, que pode satisfazer um desejo ou uma necessidade.” (KOTLER, 1991 p.506). Lembrando que essa satisfação pode derivar de um produto tangível como umshampoo, ou de um serviço como um corte de cabelo ou ainda de uma idéia como um slogan de partido político.
Outra visão mais recente, conforme Sandhusen (2003 p. 279), que concorda com o autor anterior sobre a definição de produto, acrescenta que:
Produtos são pacotes de satisfações.


[pic] (1)

(1) mosaico de imagens: Batom:http://estiloglam.files.wordpress.com/2009/03/batom_renew-avon.jpg
Sapato: http://gabialbuquerque.files.wordpress.com/2009/03/christianlouboutin-anemone-blackbow.jpg
Perfume: http://www.sacks.com.br/filesupload/%7B6BEBFB92-7B16-4A73-B41F-8013806B2E0C%7D_225x225-azzaro.gif
Maquina: http://www.blogtecnologia.net/fotos/2009/07/camera-digital-samsung-i8-de-8-mp-monitor-lcd-de-2-polegadas.jpg
Vinho 3 ;http://www.lidemultimidia.com.br/blog/wp-content/uploads/ 2009/ 07/ vinho.jpg


Neste momento se consegue perceber que o produto constitui um conceito complexo que vai muito além de bens tangíveis. Veremos que as coisas não são tão simples assim. O nosso dia-a-dia nos remete a Produtos de Consumo em diversos níveis, mas há também os Produtos Industriais.
Em mercados de consumo, os produtos são definidos emtermos de vida útil e de comportamento de compra dos compradores em relação a eles. (SANDHUSEN, 2003 p.283)


PRODUTOS DE CONSUMO


Classificações de Produtos
Na teoria mercadológica é importante que se faça a distinção entre bens e serviços, sendo ambos considerados produtos. A maneira mais fácil de fazer isso é dividir os produtos que uma empresa oferece ao seu mercado em bensduráveis, bens não duráveis e serviços. Desta forma vemos claramente que bens são produtos tangíveis, passíveis de identificação pelos sentidos humanos enquanto que serviços são produtos para os quais estes sentidos não funcionam, pois são formados por ações e atitudes.

Os profissionais de marketing classificam os produtos com base em algumas características três características:durabilidade, tangibilidade e uso setorial. Cada classificação corresponde é associada a um mix de Marketing diferente:


1 Durabilidade e Tangibilidade


Bens não duráveis- são bens tangíveis geralmente consumidos em uma ou poucas vezes como cerveja, carne, leite. Como são consumidos rapidamente são comprados com frequência e por isso deve-se ter uma estratégia de Marketing de tê-lossempre disponível em muitos locais.


Bens duráveis – são bens tangíveis normalmente usados durante um período longo de tempo, como as geladeiras, televisores, automóveis. Geralmente requerem como estratégia de Marketing as vendas pessoais e serviços complementares.


Serviços – são produtos intangíveis, inseparáveis, variáveis e perecíveis como corte de cabelo, serviços de telefoniacelular, assessoria.
Fonte: Philip Kotler, 2005 p.232 – Marketing Essencial



1.1 Classificações dos bens de consumo


Em geral são aqueles produtos que compramos para consumo pessoal e estão alicerçados nos nossos hábitos de compra. Os produtos de consumo também estão subdivididos:

Produtos ou bens de conveniência- são aqueles de compra e consumo frequente, adquiridos...
tracking img