Resulmo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Livro Por Que Estudar Literatura?
O Capitulo da Arte a Literatura consiste em: debater o que vem a ser arte, quais suas características, história e se existe uma funcionalidade junto à literatura. O que é arte? Os primeiros pensadores definem suas posições classicas, que apontam a arte como objeto/artefato que suscita o sentimento do belo; os segundos demonstram um sentido modernista, que vê aarte de um modo particular no pensar.
Não existem teorias que definam arte, apenas comparações a outras obras já denominada arte, mas, nem sempre esses critérios são presença obrigatória. No entanto concideramos o seguinte “arte é a produção consiente de obras, formas ou objetos voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana”.
A arte e obelo, como um sentimento, o belo não é dado absoluto: “é resultado, sempre contigente, de uma relação de conveniência entre as propriedades de um objeto e o gosto daquele que o avalia”. Em uma passagem pela historia da arte, numerosas propostas e outros traços secundários, definem que não so o belo se torna essencial: não fazendo da função estética a condição nescessaria para a avaliação de “umaobra de arte”.
Pensadores como j.m. Scheaffer; Genette e Kant afirmam que não existe “objeto estético” e sim o modo de como o individuo apreende o objeto, e ainda coloca que as obras de arte não se devem apenas a antenção estética (tendo também emotivas, simbólicas, etc.) variando com os contextos culturais. Dando certo fim ao debate: “não existe definição universal da arte; existe simplesmente oque uma época, um grupo cultural ou um indivíduo infundem, em dado momento”. No século XVIII, com a chegada do Renascimento, começa a diferenciar o “artista” do “artesão” “sendo que obras de arte são objetos não utilitários, que exprimem alguma coisa e aos quais é reconhecido um valor”. Literatura como objeto de arte, o campo literário engloba um vasto campo, ficção, historia, filosofia, etc. Otermo literatura vem do latim litteratura “escrita”, “gramatica”, “ciência”, sendo que os três são fazeres humanos, a literatura no século XVIII, passa a fazer parte da arte quando surge o termo poesia, um plando estético.
Então no século XIX dois regimes literarios convencem, sendo eles: o constitutivo (um texto é literário por respeitar as regras de determinado gênero); o condicional (um texto éliterário por apreciação estética subjetiva).

O livro Teoria Literária Jonathan Culler.

"Teoria do quê?" O capítulo inicial de Teoria Literária: Uma Introdução apresenta questões básicas as quais partem do geral para o particular. Sendo o geral toda e qualquer "teoria", desde uma suposta possibilidade de traição entre namorados e discussões que abrangem outros âmbitos não-literários, atéquestões de ordem filosóficas.
Servindo-se do exemplo acerca de um rompimento emocional, o autor teoriza sobre o que é suposição, especulação e o que pode vir a ser uma teoria: "uma teoria, por contraste, é especulação que poderia não ser afetada, uma explicação cuja verdade ou falsidade poderia ser difícil de demonstrar". Dessa informação entendemos que uma teoria não trata de conjecturas ou deobviedades que possam ser facilmente comprovadas, mas de hipóteses que envolvem complexidade e que exigem trabalho/pesquisa para ser comprovado/refutado.
Quanto à teoria mais "particular", no caso o recorte fica para a teoria dos estudos literários, entendemos que aborda uma série de limites que exigem reflexões difíceis de expor com precisão por se tratar de um número ilimitado de textos teóricosque possibilitam "teorizar" na área dos estudos literários. No entanto, para que um texto possa ser utilizado como "teoria" é necessário que o mesmo produza efeitos além do produzido na sua área. Ou seja, devera fugir ao "senso comum". Assim, a teoria questionara, investigara concepções e circunstâncias de produção/leitura/sujeito/identidade e outras questões pertinentes ao estudo literário....
tracking img