Respostas -aula tema 7 - sistemas de informações gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula-tema 07: Como melhorar a tomada de decisão e a gestão do conhecimento
A tomada de decisão era atribuição apenas dos executivos do alto escalão da empresa, que tinham total responsabilidade sobre o assunto. Essa centralização demandava muito tempo, em função da análise e operacionalização de um grande volume de documentos. A tomada de decisão, pela sua importância nos negócios e necessidadede descentralização, tornou-se uma das principais contribuições dos sistemas de informação. Essas contribuições permitem que funcionários de níveis mais baixos sejam também responsáveis por algumas decisões que estão relacionadas diretamente com suas funções.
Na medida em que os sistemas de informação tornaram os dados disponíveis para camadas mais operacionais da empresa, as decisões tomadas emdiferentes níveis passaram a gerar resultados expressivos para toda a organização. Porém, não se pode descartar a inteligência de um profissional experiente, seu conhecimento e sua capacidade de avaliação do problema.
Essas decisões tomadas em diferentes níveis organizacionais são denominadas “não estruturadas”. São importantes para os negócios da empresa e normalmente não fazem parte darotina. Por isso não existem processos e procedimentos pré-definidos. Por outro lado, existem as decisões rotineiras, denominadas estruturadas, que são repetitivas e que se encontram definidas nos processos da organização. As decisões nas quais apenas uma parte do problema é de rotina e que têm uma resposta pré-determinada, clara e precisa, são denominadas de semiestruturadas.
A característica dadecisão está diretamente ligada ao nível de responsabilidade e hierarquia em uma empresa. Normalmente as decisões tomadas por altos executivos são não estruturadas, pois estão mais distantes do operacional e mais próximas das decisões estratégicas. São decisões que dependem de informações estratégicas, de particularidades e dinamismo do mercado.
Na base da pirâmide se concentra o operacional daempresa, onde os processos são definidos e por isso as decisões são estruturadas, de rotina e não precisam ser tratadas como se fossem novas. As decisões semiestruturadas têm parte dos problemas com respostas predefinidas por processos operacionais, mas também necessitam de soluções baseadas em informações estratégicas e que não integram os problemas de rotina da empresa.
De maneira geral, a tomada dedecisão pode ser entendida como um processo dividido em quatro diferentes níveis de atividades. Esses estágios foram descritos por Herbert Alexander Simon, em 1960:
Inteligência: identificar e entender os problemas na empresa.
Concepção: identificar e apresentar as possíveis soluções para os problemas.
Solução: seleção das melhores alternativas.
Implementação: implementar a alternativaselecionada para solucionar o problema.
Além disso, na última fase está também o monitoramento da alternativa selecionada. A qualidade das decisões e da tomada de decisão é avaliada em diferentes dimensões como: precisão, se a decisão reflete a realidade; a abrangência, se a decisão considera por completo os fatos e circunstâncias; a imparcialidade, se reflete com fidelidade as preocupações e interessesdos envolvidos; a velocidade, se a tomada de decisão é eficiente no que se refere ao tempo e recursos; a coerência, se a decisão pode ser descrita em um algoritmo; e a aderência, se a decisão é aceita pelos envolvidos.
As ações em uma etapa afetam a próxima e assim por diante, no entanto, a alternativa selecionada e implementada pode não atender e solucionar o problema. É possível retroceder noprocesso de tomada de decisão e repetir uma etapa, se necessário. Dependendo do problema, é necessário retornar à primeira etapa, ao processo investigativo e procurar por mais informações sobre a causa do problema.
A tomada de decisão conta com o apoio de sistemas de informações inteligentes, que coletam informações fornecidas pela gestão de relacionamento com o cliente, pela gestão da cadeia...
tracking img