Resposta da anhenguera

438 palavras 2 páginas
Panspermia

A hipótese da panspermia cósmica é uma das hipóteses acerca de como surgiram as primeiras formas de vida no planeta Terra. Essa ideia surgiu pela primeira vez no século V a.c. na Grécia, por Anaxágoras, e foi colocada novamente em evidência no século XIX por Hermann von Helmholtz, no ano de 1879. A teoria se baseia na ideia de que a vida foi trazida à Terra do espaço em meteoritos com formas de vida primárias, sendo que já foi encontrada matéria orgânica em meteoritos, e há organismos microscópicos suficientemente resistentes para, em teoria, suportar uma viagem espacial até aqui, embora as condições pelas quais passariam seriam extremas.

A teoria da panspermia encontra-se, ao menos hoje, desacreditada junto à ciência, mesmo havendo dados suficientes para corroborara afirmação de que a estrutura da matéria no universo é, assim como a matéria no nosso sistema solar, igualmente descrita pela nossa tabela periódica, e para corroborar a afirmação de que há possibilidade de a vida desenvolver-se também em outros sistemas planetários que não o nosso. O descrédito atrela-se sobretudo ao fato dessa hipótese simplesmente transferir para lugares remotos do universo a questão sobre a abiogênese química da vida; ao passo que, factualmente verificável, tem-se ciência de que a vida desenvolveu-se e prosperou, até o momento, apenas na Terra.

Panspermia é a hipótese de que a vida existe em todo o Universo, distribuídos por meteoróides, asteróides e planetóides. Panspermia propõe que a vida que pode sobreviver aos efeitos do espaço, como bactérias extremófilos, ficam presas nos escombros que é ejetado ao espaço após as colisões entre planetas que abrigam vida e Pequenos Corpos do Sistema Solar. As bactérias podem viajar dormentes por um longo período de tempo antes de colidir aleatoriamente com outros planetas ou mistura com discos protoplanetários. Se reuniu com condições ideais em superfícies de planetas novos ",

Relacionados