Responsabilidade social e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Responsabilidade social e Meio ambiente

Sustentabilidade

Preservando o meio ambiente, com simples atos como o de não desmatar, não poluir rios, plantar arvores, utilizar de forma consciente a agua, produzir energia renovável como; eólica, solar, termoelétrica (não mais através da queima de petróleo),conseguiremos diminuir o aquecimento global e a destruição da biota edesta maneira poderemos sonhar com um mundo cada vez melhor.
Podemos definir sustentabilidade como um conceito sistêmico que se correlaciona e integra de forma organizada os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade, tendo como palavra chave a continuidade, como forma de manter em equilíbrio essas vertente são longo do tempo.
A sustentabilidade não é nadamais do que suprir as necessidades do presente sem afetara continuidade dos mecanismos futuros. Só podemos amenizar os problemas da insuficiência de recursos no mundo se tivermos uma nova era de crescimento de maneira sustentável.
O uso de recursos de forma equilibrada deve fornecer um desenvolvimento progressivo que, no entanto, tornará possível o sustento das gerações futuras, além deviabilizar uma melhor perspectiva do convívio humano dentro de um ambiente preservado e socialmente correto. Este seria o objeto de maior ambição dos estudiosos da atualidade, um dos aspectos que mais obstam o sucesso da sustentabilidade é o desenvolvimento desenfreado através do consumismo inconsciente motivado pelo capitalismo e suas teorias consumistas.
O ser humano deve sesensibilizar com a utilização de recursos que o ambiente oferece. O planejamento de ações que interferem no convívio humano requer uma maior atenção, tanto dos governos, atuando de maneira pontual através de politicas públicas que priorizem o uso de recursos de forma sustentável, que promovam a harmonia da utilização dos bens renováveis.
O enfrentamento da questão da sustentabilidade éevidentemente uma tarefa difícil, visto que, vivemos numa sociedade que historicamente aprendeu a consumir desenfreadamente, sem se preocupar com questões simples como: como é feito?,a partir do que?, de onde foi retirado?, se há alguma forma de preservação?, etc, como foi dito anteriormente são questões simples mas, que podem fazer uma grande diferença no futuro próximo, porem o estatuas “consumismo” sempreesteve em primeiro lugar.
Hoje a sociedade vem se preocupando de forma mais intensa com o problema do esgotamento dos recursos naturais, fato este que pode ser explicado pelo rápido processo de degradação ambiental promovido pela histórica falta de interesse nas ações de preservação do meio ambiente.
É evidente que a imprensa também tem um papel fundamental nesta novaconcepção preservacionista que a gora vem se instalando. A produção de informações cotidianas que focam a manutenção do maio ambiente, como também a preocupação em dar publicidade a trabalhos de investigação de degradação ambiental, que por hora vem demostrando a intensa destruição que o mundo vem enfrentando, através dos processos de retirada sequencial de recursos da natureza, sem a preocupação com areposição e do controle sustentável que as grandes indústrias vem praticando, é de extrema importância.
E não só as grandes indústrias têm um importante papel na destruição do meio ambiente, nós seres humanos com simples atos como evitar jogar lixo nas ruas, podemos contribuir para um mundo melhor.
Vem-se verificando uma nova fase, que reflete a preocupação de vários cientistas,ecologistas, governos e imprensa. Que agora trabalham com o intuito de fomentar a consciência dopreservacionismo e boa utilização dos recursos ambientais. Podemos perceber isso nos encontros mundiais para discussão de problemas que envolvem o meio ambiente.
Agora, as oportunidades de os países enviarem representantes para debater este problema que atinge a todos os seres vivos da...
tracking img