Portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (895 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
de
Português

Faculdade Alfredo Nasser
Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas
Curso: Administração
Turma: ANB1 Turno: Noturno
Disciplina: Português
Nome: Luana de LimaGontijo
Data: 28/02/2011

* Sobre o Texto: ‘Leitura e Interpretação’ de Janice do Rocio Colodel Costa

1 – Discorra sobre a leitura como fator preponderante na construção de um indivíduo melhorpreparado socialmente. Utilize a frase de Monteiro Lobato para compor sua argumentação:
“Um país se faz com homens e com livros”

A leitura é um fator preponderante na construção de um indivíduomelhor preparado socialmente pelo fato de que a leitura nos apresenta idéias e questionamentos sobre todos os assuntos, fazendo com que possamos aprender mais facilmente sobre diversos assuntos.
Deacordo com Monteiro Lobato, “Um país se faz de homens e de livros”, ou seja, as pessoas que lêem se tornam seres mais pensantes, com uma maior possibilidade de análise crítica sobre o assunto que forpreciso.

2 – Como deve ser compreendida a atividade de leitura e compreensão de textos? Relacione sua resposta com a afirmação de Marcuschi:
“Nossa compreensão é guiada e ativada pelo nossosistema sociocultural internalizado ao longo da vida.”

A atividade de leitura e compreensão de textos deve ser compreendida como uma interação entre autor, texto e leitor, de modo que o leitor deveescrever o texto expondo seu ponto de vista e/ou sua idéia de modo que possa ser compreendida pelo leitor que, por sua vez, deve levar em consideração o momento sociocultural em que o texto foi escrito.De acordo com Marcuschi, “Nossa compreensão é guiada e ativada pelo nosso sistema sociocultural internalizado ao longo da vida”, significando que para que o leitor possa realmente compreender umtexto ele deve saber quem o escreveu, em que época histórica, ou seja, deve ter um conhecimento prévio.

* Sobre o texto ‘ Por que o jovem brasileiro não deve ler’ de Ulisses Tavares

1 – Indique...
tracking img