Responsabilidade social do corretor de seguros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Introdução

Primeiramente, é importante entender o que é responsabilidade social. Que nada mais é do que um comportamento responsável perante a sociedade, onde sua base é a ética. Ou seja, é o cuidado que o profissional ou empresa tem com os assuntos de interesse de todos, não só em teoria, mas na prática para que estes interesses sejam cumpridos efetivamente.
Como em todos os ramosempresariais e profissionais, os corretores de seguros também têm suas responsabilidades sociais perante a sociedade, tanto na esfera econômica, como na social e ambiental, incorporando sustentabilidade nas suas atividades profissionais.
Tal preocupação, trás ao profissional, a ligação com a ética profissional e moral, sendo reconhecido não só pelos serviços prestados, mas por sua responsabilidadecom a sociedade, bem como sua forma transparente de lucrar sem fazer algo ilícito, lucrando de forma limpa, honesta e generosa.
Esta responsabilidade pode ser evidenciada não só por meio de cumprimento de obrigações impostas perante normas, mas também com utilização de ferramentas extralegais, além das leis, como a moral, com o fim de afetar positivamente a sociedade, conforme melhor explica oestudioso no assunto Frei Betto:
“Uma empresa convencida de sua responsabilidade social não se restringe a cumprir rigorosamente as leis trabalhistas. Ela avança na direção de constituir-se numa comunidade. Transformar a empresa numa comunidade não consiste apenas em recusar mão-de-obra infantil e oferecer aos funcionários condições dignas de trabalho e benefícios. É, sobretudo, inserir no quadro dealcance da empresa o tendão de Aquiles de todo ser humano: a família.”
Ou seja, não basta apenas cumprir suas obrigações elencadas nos Códigos de Ética profissional ou nas normais jurídicas, mas há também a necessidade do uso de mais ferramentas que abrangem assuntos morais relevantes. Pois, como exemplo, não basta explicar ao segurado apenas as cláusulas existentes na apólice, o responsávelsocialmente irá esclarecer além do contrato, explicando situações que poderão ocorrer mas que o contrato não prevê expressamente. Outro bom exemplo refere-se ao quadro de funcionários, não basta apenas gerar empregos, há também a necessidade de se preocupar com a qualidade do emprego e da vida dos funcionários, proporcionando melhores salários, condições de trabalho e dessa forma, afetandopositivamente toda a sociedade.
Dessa forma, podemos perceber a importância da responsabilidade social na corretagem, que conforme explicamos, vai além das normas que já existem, e abrangem a esfera moral, preocupando-se com o bem comum social.

2 – Vendedor ou Consultor?
O consultor e o vendedor, a princípio, tem a mesma função que seria o ato de vender, porém existem várias definições e característicaspara cada uma delas.
O Consultor é o que pretendemos ser, um profissional, que por seu saber, sua experiência é procurado para fornecer consultas técnicas, um consultor de seguros primeiramente faz a analise do risco, e com seu leque de seguradoras mostra ao cliente as de mais variadas opções de coberturas e premio que se encaixa em seu perfil, com reconhecimento nas necessidades reais docliente, que no futuro não possa o comprometer ou o seu próprio negocio. Assim não esquecendo de esclarecer todas as duvidas, e riscos que o cliente possa ter, fornecendo ao seu cliente, confiança, especialidade no assunto, recomendações que oferecem soluções viáveis lógicas.
Após o fechamento do negócio, ele tem um grande comprometimento durante a vigência, auxiliando nas duvidas, fatoresadministrativos, sinistros que possam ocorrer, e nunca se esquecer da prospecção de novos negócios.

3 – A Relação com os Colaboradores
A relação com os colaboradores é a relação do corretor de seguros no papel de empregador com os seus subordinados, ou seja, seus funcionários. Esta relação, além de ter suas regras já previstas nas normas trabalhista do país, também tem alguns aspectos peculiares tendo...
tracking img