Condicionamento classico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento cognitivo na infância
A maioria dos pais acompanha o crescimento físico e intelectual dos seus filhos, o que eles teriam dificuldade é de descrever a natureza destas mudanças. Estasmudanças foram aprofundadas pelo suíço Jean Piaget que é conhecido como um dos pensadores mais influentes do século, enfocou a interação entre a capacidade de maturação natural da criança e suasinterações com o ambiente.
Teoria de estagio de Piaget
Nesta seção, delineamos a teoria de estágios de desenvolvimento de Piaget, que resultou suas observações nos próprios filhos. Ele considerava ascrianças como “cientistas investigadores”, que fazem experiências com objetos e acontecimento em seu ambiente para ver o que acontece. Os resultados destes “experimentos” são utilizados para construiresquemas (teoria sobre como o mundo físico e social funcionam). Exemplo: Ao encontrar um novo objeto ou evento, a criança tenta assimila-lo, ou seja, compreende-lo em termo de um esquema preexistente.Como qualquer bom cientista, modifica o esquema e, deste modo, amplia sua teoria do mundo. Piaget chamou esse processo de acomodação.
Estagio Sensório-motor
Ate os dois anos de vida, esse período emque os bebes estão ocupados descobrindo os relacionamentos entre suas ações e as consequências destas ações. Exemplo: A distancia que precisam percorrer para agarrar um objeto e o que acontece quandoempurram um prato para fora da mesa.
Uma descoberta importante durante este estagio e o conceito de permanência do objeto, a consciência de que um objeto continua existindo, mesmo quando não estavisível. Exemplo: Quando um pano e colado em cima de um brinquedo que o bebe esta tentando pega-lo, logo aquele objeto deixara de existir.
Estagio pré-operatório
Com um e meio ou dois anos ascrianças já terão começado a usar símbolos. Assim, uma criança de três anos pode tratar um cabo de vassoura como fosse cavalo e cavalga-lo pela casa. Mas, embora criança de três e quatro anos possam pensar...
tracking img