Responsabilidade sdocial e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RH
2º SEMESTRE 2010
PÓLO DE
TUTOR:
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE ETAPA 1: SUSTENTABILIDADE ALUNOS:
Conceito
Sustentabilidade é um conceito sistêmico,relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Identificação e aplicação de sustentabilidade no planejamento Ambiental
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencialno presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
O planejamento ambiental consiste, assim, na busca de mecanismos para adequar as ações humanasrealizadas no território a partir de suas potencialidades, vocação e capacidade de suporte sociocultural e natural, buscando, dessa forma, possibilidades de desenvolvimento que ocasionem menores níveis de impactos ambientais possíveis. A busca sempre deve visar ao melhor aproveitamento dos recursos ambientais existentes em uma área, admitindo as necessidades humanas, inclusive aquelas de carátereconômico, desde que sejam respeitadas as condições dos sistemas naturais e sócio culturais. Por essa razão, a elaboração do plano deve apoiar-se em níveis de fragilidade do meio natural, sócio culturais e em demandas sócio econômicas. Como destaca SANTOS (2004, p. 28), o planejamento ambiental: ... é fundamentado na interação e integração dos sistemas que compõem o ambiente. Tem o papel deestabelecer as relações entre os sistemas ecológicos e os processos da sociedade, das necessidades sócio culturais a atividade de interesse econômicos a fim de manter a máxima integridade dos seus elementos componentes.
Os impactos ambientais, detectados, por exemplo, em uma localidade, muitas vezes não são fruto de ações isoladas ou mero acaso. A materialização dos processoshumano-históricos que ficaram registrados na natureza devido à incapacidade de absorção. Por isso, o planejamento ambiental visa a analisar a realidade a partir do desvendar de processos históricos, conectando eventos do passado, condições atuais e possibilidades futuras. Assim, ele permite entender e registrar o quadro de impactos ambientais atuais, bem como projetar possibilidades de mudança no futuro. Suarealização deve estar pautada na capacidade do homem, agente social e ativo, para modificar o meio ao seu redor, seja ele natural ou não, segundo os seus interesses e necessidades.

Aplicações da sustentabilidade na questão do planejamento de ações ambientais direcionadas ao saneamento básico de um município:

O Projeto Tietê constituiu um conjunto de ações integradas, desencadeado peloGoverno do Estado de São Paulo, para a melhoria e controle da qualidade das águas da Bacia do Alto Tietê, tendo como objetivo um processo de recuperação ambiental atingindo os recursos hídricos, desde os pequenos córregos até os rios principais, sendo necessário que se atuasse efetivamente sobre o sistema público de coleta e tratamento de esgotos, efluentes de origem não-doméstica, urbanização erecuperação de fundos de vale, coleta e disposição final de resíduos sólidos e em melhorias nos sistemas de limpeza pública.
RESULTADOS
Aspectos Gerais do Projeto Tietê

O Rio Tietê, como descreve BRUNA (1999), “talvez seja o rio que mais possibilidades tem de alavancar planos e projetos para...
tracking img