Tecnologia gwt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO 3
1.1 Objetivos 6
1.1.1 Objetivo geral 6
1.1.2 objetivos específicos 6
1.2 delimitações do estudo 7
1.3 Estruturas do trabalho 7

1INTRODUÇÃO

Sistemas de software estão inseridos em nosso cotidiano há muito tempo. Neste princípio, haja visto o baixo nível de maturidade das tecnologias da época, a maioria das aplicações eram utilizadas apenas por profissionais que detinhamalto nível de conhecimento técnico. Atualmente, nota-se que milhões de pessoas interagem diretamente com estas aplicações. Este grande crescimento de usuários aconteceu devido a um gigantesco avanço tecnológico, proporcionando facilidade e comodidade na utilização destas aplicações.
Por volta da década de 60, estabelecendo os primeiro computadores, surgiram os Mainframes. Estes computadores eramacessados por meio de cartões perfurados e terminais “tela verde”. Os terminais disponibilizavam uma interface baseada em texto para interagir com a parte servidora da aplicação. Estas características não permitiam uma interatividade rica com a aplicação. Entende-se por riqueza o modelo de interação que a aplicação cliente oferece ao usuário. De acordo com Smeets et al., 2009, um modelo rico deinteração com o usuário é o que oferece suporte para uma variedade de métodos de entrada e que responde intuitivamente e dentro de um prazo razoável. Características como providenciar meios diferentes de interação (utilização do teclado e o mouse para navegação, edição inline e técnicas de arrastar e soltar) e retorno visual (mudança do formato do cursor, anúncios em cores diferentes e exibição debotões e janelas em destaque) são exemplos de modelos ricos de interações.
Além de fornecerem uma interatividade pobre, os Mainframes não conseguiam fornecer respostas rápidas, uma vez que o terminal deveria esperar a resposta para cada requisição realizada. Outras características como o elevado custo de manutenção, falta de documentação, baixa escalabilidade e baixa portabilidade também fizeramcom que estas aplicações não resultassem em sucesso.
Ao passar do tempo, aliado aos avanços tecnológicos obtidos, os terminais, nestes momentos já considerados como computadores pessoais (PC – Personal Computer), se tornaram mais sofisticados e populares. Com estes avanços tecnológicos, o poder gráfico dos PCs tornou-se mais elevado. Verificou-se uma grande mudança na interface do usuário (UI – UserInterface), onde a interação agora se fazia a partir de um modelo denominado WIMP (ícones, janelas, menus, etc.), o que possibilitou que as aplicações tivessem uma interação mais rica com o usuário. Embora a melhoria no poder gráfico dos PCs, a maioria das aplicações ainda necessitava de processamento e armazenamento de dados centralizado. Em termos de custo, portanto, não houve uma melhorasubstancial, pois, além do desenvolvimento da aplicação do lado servidor, agora também o lado cliente teria de ser desenvolvido. Outro fator de aumento de custos foram as atualizações, onde toda versão nova da aplicação necessitava de atualização em todas as máquinas onde estava instalada.
Enquanto o foco era o desenvolvimento de aplicações em torno de um servidor central, a Internet e a Webtornavam-se mais populares. De acordo com (Smeets et al., 2009), a Web, a princípio, era utilizada para armazenamento e compartilhamento de informações e arquivos. Visto que o uso da Web estava se tornando mais abrangente e que seu ambiente era portável por natureza, os desenvolvedores de software perceberam a oportunidade e passaram a distribuir versões de suas aplicações para Web.
Esta abordagemdiminuiu drasticamente os custos de desenvolvimento, visto que, ao invés de desenvolver aplicações diferentes para cada sistema operacional e fornecer estas aplicações para cada máquina de usuário, a aplicação era desenvolvida apenas uma vez e fornecida em um servidor central. Desta maneira, todo e qualquer cliente que interagisse com este servidor central estaria acessando a mesma versão da aplicação....
tracking img