Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de ergonomia nas empresas

O objetivo da ciência da ergonomia nas empresas é encontrar o melhor ajustamento entre o trabalhador e as condições do trabalho. A ergonomia tenta trazer soluções para certificar que o trabalhador permaneça seguro, confortável e produtivo. Apesar do conceito de ergonomia nas empresas parecer relativamente recente, suas ideias existem há muitos anos. Porexemplo, em 1894 um andaime dois níveis foi desenvolvido nos Estados Unidos para os trabalhadores a fim de reduzir o encurvamento dos pedreiros ao trabalhar. Esse novo sistema de andaime foi desenhado com o objetivo de elevar a produtividade dos trabalhadores ao reduzir o tempo gasto em posições inconvenientes.

A ergonomia nas empresas olha para:

1. Habilidades físicas do corpo humano.2. Limitações do corpo humano.

Em conjunto com:

1. Tarefas do trabalho.

2. Ferramentas, equipamentos, e materiais.

3. Ambiente de trabalho.

Trabalho em computador

O trabalho em computador quando executado por muitas horas seguidas pode vir a provocar problemas como fadiga ocular e intelectual, dores musculares e tendinites, quando não adotamos hábitos saudáveis, como porexemplo, a adoção de uma postura incorreta. Abaixo alguns procedimentos que devem ser seguidos a fim de evitar estes problemas:

1. Uma boa postura é fundamental para diminuir a fadiga muscular e visual. As costas devem ser bem apoiadas pelo encosto da cadeira; os ângulos entre os antebraços e os braços e entre as pernas e o tronco devem ser de 90º. Posicione-se entre 45 a 70 centímetros domonitor, fazendo com que esteja a um ângulo entre 10 a 20º. Regule sua altura, deixando-o ligeiramente abaixo (15 a 20 graus) da altura dos olhos para evitar a tensão no pescoço. Podemos utilizar suportes de monitor ou mesas dinâmicas que permitem a regulagem.

2. A posição dos pés também é uma recomendação importante para o relaxamento da musculatura e para melhorar a circulação sanguínea nosmembros inferiores. Portanto, os pés devem estar bem apoiados no chão ou a adoção de um apoio para os pés. O apoio para os pés é importante se a cadeira estiver numa posição demasiado alta para conseguir apoiar corretamente os pés no chão.

3. Minimize a distância entre seu monitor e quaisquer documentos que você precise consultar durante o trabalho. Copiar texto, de uma folha mal colocada éfatigante. Utilize um suporte para folhas e coloque-o, de preferência, entre o teclado e o monitor, fazendo um ângulo reduzido relativamente à você.

4. Ajuste a iluminação do monitor para minimizar o excesso de luminosidade na tela.

5. O teclado e o "mouse" devem também estar posicionados ao nível da altura dos cotovelos. Durante o trabalho é importante que o punho fique reto, portanto, podemos utilizar suportes a fim de apoiar os cotovelos na mesa de trabalho.

6. O teclado e o "mouse" são dispositivos que influenciam diretamente a sua saúde e podem provocar uma maior ou menor fadiga. A maioria dos teclados ergonômicos existentes no mercado inclui o apoio para os pulsos. No entanto, os trabalhadores que utilizam os computadores de forma intensa devem adquirir tecladosergonômicos, que diminuem a fadiga e aumentam a velocidade de digitação. O "mouse" ergonômico também é aconselhado, sendo recomendável optar por um modelo baixo, que exige um menor esforço do pulso. Destacamos os modelos com sensor óptico (não têm bola), que garantem uma maior precisão, um menor atrito entre o rato e o respectivo tapete, provocando, portanto menos cansaço.

7. Vamos manter asmãos relaxadas no teclado e no "mouse". Os dedos devem estar ligeiramente flexionado e não esticados. Pressione as teclas suavemente e não estenda demasiadamente os dedos para chegar às teclas que estão mais longe é preferível que desloque os braços. Deste modo alivia a tensão nos nervos, tendões e músculos da mão.

8. Mantenha os braços junto ao corpo.

9. Se por acaso precisar...
tracking img