Resistor e capacitor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resistor e Capacitor
* Tipos existentes
* Aplicações

Prof. Felipe Ferrari
Matéria: Eletricidade Básica
Curso: Automação Industrial
Aluno: Rodrigo Tavares dos Santos

Índice
Pág. 3 - Resistores
Resistores de Filme Metálico
Pág. 4 - Resistores de Fio
Aplicações de resistores de fio / Capacitores
Pág.6 – Capacitores Cerâmicos:
• Poliéster
• Eletrolíticos
Pág. 7 e 8 -Resistores - Conclusão
Capacitores – Conclusão
Bibliografia

Resistores
O resistor é um dispositivo bastante utilizado em equipamentos elétricos e circuitos eletrônicos, cujas aplicações principais são: geração de calor, limitação da corrente elétrica e produção de queda de tensão.
Seu funcionamento baseia-se na resistência à passagem da corrente elétrica, a qual gera calor por efeito Joule e umaqueda de tensão em seus terminais.
A unidade de medida da resistência elétrica é o Ohm (Ω), sendo muito empregados seus múltiplos: kΩ e MΩ, que correspondem, respectivamente, a mil ohms e um milhão de ohms.
Os resistores podem ser construídos utilizando-se carvão, silício ou ligas metálicas.
Resistores de carvão são muito utilizados em eletrônica, enquanto que os de ligas metálicas sãoutilizados em resistores de potência, reostatos e em aquecedores. Os resistores de silício são construídos no interior de circuitos integrados.
Na imagem abaixo se encontram ilustrados três tipos de resistores mais utilizados em circuitos eletrônicos:

* Resistores de Filme Metálico: São feitos de pequenos bastões de cerâmica revestidos por uma liga metálica ou de óxido metálico. O valor daresistência é controlado primeiramente pela espessura do revestimento (quanto mais espesso menor a resistência). Além disso, uma fina espiral pode ser cortada ao longo do bastão, por meio de um laser, criando uma longa tira, a qual formará efetivamente o resistor. Devido a este processo de fabricação, podem ser obtidos resistores com valores bem mais precisos (cerca de 1% de tolerância). Também existem osresistores de filme de carvão, similares aos de filme metálico, porém, mais baratos e menos precisos (5% de tolerância). Estes últimos são, sem dúvida, os mais utilizados em circuitos eletrônicos.
* Resistores de Fio: Tais resistores variam bastante em construção e aparência física. Seu elemento resistivo é geralmente feito de longos fios, principalmente de uma liga metálica chamada Nicromo(niquel + cromo), os quais são enrolados ao longo de um bastão cerâmico ou de fibra de vidro e revestidos por um cimento resistente ao calor. São fabricados para potências mais elevadas e resistências de menor valor.
Aplicações de resistores de fio
A resistência de um chuveiro elétrico é um exemplo clássico de resistores de fio o resistor é o elemento aquecedor do chuveiro. A propriedade elétricado resistor nesta conversão de energia é sua resistência (R). O fenômeno do aquecimento do resistor pela passagem da corrente elétrica é equacionado pela lei de Joule, que nos dá a "potência elétrica" dissipada neste resistor. P = R.i² = U²/R = U.i .Este aquecimento ocorre devido à transferência de energia cinética dos portadores de carga em movimento (elétrons) para os átomos da rede da ligametálica do resistor. Assim quando a água entra em contato com o resistor ocorre uma transferência de calor, fazendo com que a água seja esquentada e o resistor resfriado (este processo também impede que o resistor seja danificado pelo aumento de temperatura).

Capacitores
Um capacitor, de maneira simplificada, pode ser entendido como um par de condutores (placas) separados por um material isolante(dielétrico). Quando uma diferença de potencial (tensão) é aplicada a esse par de condutores, um campo elétrico é gerado no dielétrico. Esse campo é capaz de armazenar energia, de onde vem o nome "condensador" para esse componente.
Um capacitor ideal é caracterizado por uma única constante chamada capacitância, a qual é medida em Farads (F) e pode ser definida como a razão entre a carga...
tracking img