Elementos de ciencias 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Elementos de Ciências II Capítulo I—Introdução

Elementos de Ciências II iências
A
s Ciências da Natureza ocupam-se de estudar

o mundo físico e o que o compõe. Todas as ciências surgiram a partir da filosofia e foram se dividindo ao longo da história da humanidade. As ciências que estudam a natureza são: Física, Química, Biologia, Astronomia, entre outras. A disciplina Elementos deCiências II, no currículo das Licenciaturas da área das Ciências da Natureza, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IFMA, trabalha os conteúdos que envolve a saúde, a química e a física, no ensino fundamental. O objetivo desta disciplina é fazer com que o estudante empregue diferentes métodos no ensino de Ciências, bem como que construa materiais didáticos com materiaisalternativos. Nesta disciplina, é oportunizado aos alunos de Licenciatura situações em que eles exercitem a atividade de professor de Ciências no nível Fundamental. Na disciplina Elementos de Ciências II, ser-lhes-á solicitada, ainda, a realização de pesquisas e a apresentação de conteúdos como seria realizado em uma turma real de 8o e 9o anos.

Ozelito Possidônio de Amarante Junior

EMENTÁRIONesta disciplina o conteúdo a ser trabalhado está relacionado aos 8o e 9o anos do Ensino Fundamental, sendo de fundamental importância, apresentar, discutir e elaborar métodos de ensino de ciências. Assim, organizaram-se os conteúdos a serem trabalhados em torno de temas geradores. Os temas geradores são os temas transversais estabelecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o EnsinoFundamental e Médio. A Figura 1 apresenta as propostas de conteúdos e metodologias de acordo com os temas geradores para a disciplina Elementos de Ciências II.

Figura 1. Proposta de temas, conteúdos e metodologias empregados na disciplina Elementos de Ciências II.

2

Ozelito Possidônio de Amarante Junior

LEONARDO DA VINCI
Era o que se pode chamar de polímata, ou seja, seu conhecimento nãoestava restrito a uma única área. Italiano, (15 de abril de 1452 a 2 de maio de 1519) destacou-se como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. A Mona Lisa (La Gioconda) e a Última Ceia são duas das mais famosas pinturas no mundo e obra deste pensador. Muitas obras de Leonardo da Vinci nunca saíram do papel, mas são de umaassombrosa visão futurista, como o caso de um helicóptero, um tanque de guerra, o uso de energia solar, uma calculadora, entre outros desenhados pelo inventor. Realizou inúmeros estudos sobre a anatomia humana, exumando escondido corpos. Fez a representação mais conhecida do Homem Vitruviano, onde a proporção do corpo humano é mostrada, apresentando-se os membros como em um movimento que dá a idéia depossuirmos oito membros.
Figura 2. Desenho de Leonardo da Vinci, possível auto-retrato de 1512 a 1515. Fonte: Wikipédia.

O conhecimento é apresentado de diferentes formas: através dos mitos, pela filosofia e pela ciência.

ETAPAS DO TRABALHO
Na primeira etapa do trabalho serão abordados os aspectos físicos do corpo humano, relacionando-os à saúde. Serão tratados: os sistemas que compõem ocorpo humano, seus órgãos e tecidos, e as suas funções, alimentação e nutrição, saúde e doença, entre outros temas. Na segunda etapa, será discutida a sexualidade, orientação sexual, doenças sexualmente transmissíveis, reprodução humana e genética. Na terceira etapa, serão tratados os aspectos relacionados à tecnologia e seu desenvolvimento, discutindo-se os conteúdos de química e física.

Figura3. A máquina voadora de Leonardo da Vinci. Fonte: Wikipédia.

Ozelito Possidônio de Amarante Junior

3

Elementos de Ciências II Capítulo 2

O Corpo Humano orpo
humano é a estrutura física, material, do ser humano. Há muitas definições e formas de ver o corpo. Para Platão, o Homem (como espécie) pode ser dividido em corpo e alma, sendo o corpo a parte sensível do ser, aquela que...
tracking img