Inter oscar freire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Oscar Freire
Oscar Freire

Autores: Gabriela Dias, Giulia de Sario, Isabella Cortez, Thabata Andrade.
Professor orientador: Prof.ª Me. Luciana Gragnato

RESUMO
O artigo aborda o tema moda e cultura, e tem a finalidade de relatar o comportamento de grupos sociais em diversos lugares, com culturas e pessoas diferentes, ou seja, mostrar o cotidiano e os hábitos sociais de acordo com olocal observado. A observação dos hábitos é feita através de uma pesquisa de campo e pela realização de um painel iconográfico, onde fotografias são apresentadas. O artigo mostra que a moda tem total ligação com a cultura, isto é, o modo como às pessoas se vestem é compatível ao modo que se comportam e também com a sua classe social.
Palavras-Chave: Negócios da moda. Cultura Brasileira. OscarFreire. Comportamento. Luxo.

ABSTRACT
This article is about fashion and culture in Brazil. Its purpose is to report the society's behavior in different places, with different cultures and people, showing their routine and social habits according to the chosen place. The material of the article is done through a field research and by a completion of an iconographic panel, where pictures areexposed. The article shows that fashion and culture are completely connected, which means that the way people dress is compatible to the way they behave in their social class.
Keywords: Fashion Business. Fashion and Culture. Oscar Freire. Behavior. Luxury.

Introdução
Este projeto possui como tema a relação entre moda e cultura e abrange o comportamento e os hábitos sociais das pessoas quefrequentam a Rua Oscar Freire. Tem por objetivo demonstrar como a cultura pode influenciar a moda atualmente, utilizando primeiramente a pesquisa de campo relatada com fotografias, expostas em um painel semântico.
Procurou-se através das visitas ao local absorver da forma mais ampla possível o cotidiano e os hábitos dos que por ali passam, observando assim a influência da rua para a cidade de são Pauloe para o mundo da moda.
A moda em si é divergida por costumes, grupos sociais, classes sociais e ambientes, ou seja, é vista através da cultura de cada pessoa. Além da grande influência que a mídia exerce sobre o comportamento de cada um.
A Oscar Freire é uma Rua com uma grande quantidade de lojas renomadas, com um estilo próprio, que pessoas da alta sociedade frequentam pela exclusividade queproporciona através da variedade de coisas que se pode fazer nela, com segurança e conforto. Por esses motivos essa Rua é considerada um ícone da moda.
Por ser uma rua grande e versátil, consegue-se observar vários comportamentos do publico que a frequenta, apesar de ser um bairro e um local conceituado, pode-se observar muitos estilos, tanto de vida quanto ao modo de se vestir.
A observaçãodos comportamentos foi feita por uma pesquisa de campo, utilizando registros fotográficos. Esta seleção compõe o painel semântico, que tem por objetivo demonstrar as observações do projeto.
A análise técnica é feita pela escolha do look que represente melhor o estilo das pessoas que na Rua Oscar Freire frequentam. É feito um relatório apontando todos os passos e materiais que são necessáriospara a confecção de todas as peças que compõem o look.

1 Tema
Moda e Cultura é um tema que se diverge de pessoa para pessoa, cada uma com um ponto de vista sobre como a moda influencia a cultura ou como a cultura influencia a moda. Como exemplo, podemos citar o criador e diretor do SPFW (São Paulo Fashion Week), Paulo Borges, que diz em uma entrevista feita por Carl Ares e publicada no dia vintee três de janeiro de dois mil e dez, para o site Colherada Cultural a respeito desta influencia: "Eu acho que a cultura influencia a moda, né? A moda não influencia a cultura, até porque a moda se inspira nas coisas todas. No cinema, na musica, na fotografia, na arquitetura, na historia, então a moda é influenciada pela cultura.", porém, respondendo a mesma questão feita por Caru Ares, o editor...
tracking img