Resistencia dos materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A UU AL A L

76 Desempenamento
N

76

A

a área mecânica e metalúrgica, desempenar é a operação de endireitar chapas, tubos, arames, barras e perfis metálicos, de acordo com as necessidades relativas ao projeto de construção. O modo de desempenar depende do material e do produto. Se, por exemplo, você precisa trabalhar com uma barra plana e só dispõe de uma barra empenada, bastadesempená-la com uma prensa, se não for espessa, ou manualmente, com uma ferramenta de impacto.

desempenamento de uma barra

Nesta aula, você terá noções básicas dos tipos e processos de desempenamento e em que situações ele é feito.

Aspectos gerais
· De modo geral, o desempenamento é feito nos seguintes casos: os produtos semimanufaturados (chapas, barras, perfis, tubos, arames) apresentamdeformações causadas pelos processos de fabricação, pelo transporte ou pela má armazenagem; as peças apresentam deformações causadas pelas próprias operações de fabricação.

Nossa aula

·

A U L A

76

Somente se desempenam peças cujos materiais metálicos forem plasticamente deformáveis sob a ação de forças. É o caso dos aços-carbono, aços especiais, alumínio, cobre, zinco, chumbo e a grandemaioria das ligas desses metais. Por outro lado, ferros fundidos cinzentos geralmente não são desempenáveis, pois quebram-se facilmente quando submetidos a esforços de endireitamento.

Tipos de desempenamento
O desempenamento depende da espessura e da natureza do material, pode ser feito a frio ou a quente, em ambos os casos, por processo manual ou mecânico. No processo manual são usadas asseguintes ferramentas: martelos, macetes, marretas, grifas etc. Também são utilizados dispositivos de fixação (morsas, grampos etc.) e dispositivos de apoio (cepo, encontrador etc.). No processo mecânico são usadas máquinas como prensas, calandras, marteletes pneumáticos etc., cujos dispositivos exercem a força necessária ao desempenamento dos materiais. Dependendo do modo como é efetuado, odesempenamento é classificado em quatro grupos: · desempenamento por flexão; · desempenamento por torção; · desempenamento por estiramento; · desempenamento por calor (por chama). O desempenamento efetuado por flexão corresponde ao procedimento inverso do dobramento. As forças externas flexoras, atuando no material empenado, fazem com que ele adquira a forma desejada. Por flexão é possível desempenarchapas, barras, perfis e tubos.

No desempenamento por torção, o material sofre um giro causado pela aplicação de forças de torção. Ao aplicar forças de torção, o operador deverá torcer o material para endireitá-lo. Atingindo o ponto de endireitamento, este deverá ser ligeiramente ultrapassado. Por quê? Porque o material também possui elasticidade e, sofrendo torção, tende a recuperar-seelasticamente. A própria recuperação elástica traz o material à posição desejada. Por torção, desempenam-se chapas, barras, perfis.

O desempenamento por estiramento ocorre pela ação de forças de tração que alongam o material. Alongando-se, a secção transversal do material diminui. Por estiramento, é possível desempenar arames, chapas e perfis. No desempenamento por chama utiliza-se, normalmente, a chamade um maçarico oxiacetilênico como fonte de calor. O problema que essa técnica de desempenamento apresenta é saber exatamente qual local do material deverá ser aquecido, pois as dilatações e contrações ocorrerão inevitavelmente. Sabemos que todo material metálico submetido a um aquecimento experimenta uma dilatação (aumento de volume), assim como experimenta uma contração (diminuição de volume) aoser resfriado. Por exemplo, se uma barra de aço é aquecida lenta e uniformemente ao longo do seu comprimento, ela sofre uma dilatação proporcional à elevação da temperatura. Seu comprimento e sua secção aumentam com o conseqüente aumento de volume. O desempenamento por chama deve levar em consideração os fenômenos da dilatação e contração para ser bem-sucedido, e a prática é fundamental para...
tracking img