Resiliencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

“O ser resiliente é aquele que decidiu interpretar a adversidade como uma circunstância e um aprendizado da vida. Escolheu a inteligência e a esperança em vez da vitimização. E do desespero retirou do caos o caminho para o seu desenvolvimento emocional, intelectual e espiritual.

O estudo e aplicação da resiliência está presente nas diversas ciências: exatas, humanas ebio-médicas. O presente texto faz uma breve abordagem sobre a evolução do conceito em algumas destas áreas e finaliza focando sua aplicação na área de Administração com a Resiliência Estratégica voltada para o ambiente das organizações empresariais visto que, apesar de a matéria estar sendo ministrada pela pasta de Psicologia, o objetivo do curso de Gestão de Recursos Humanos está voltado para a aplicaçãono ambiente corporativo e não a nível de consultório ou psicoterapia.

A presente pesquisa foi baseada nos trabalhos do consultor empresarial e educacional, especialista em Gestão Estratégica e Qualidade de Vida no Trabalho e Master trainer em Neurolinguista Eduardo Carmello, autor dos Livros: Resiliência – A Transformação como Ferramenta para Construir Empresas de Valor e Supere! – A Arte deLidar com as Adversidades, ambos da Editora Gente, bem como nos vídeos de divulgação sua palestra sobre “Liderança e Resiliência” no CONARH 2009.

1. Evolução do Conceito de Resiliência O termo “resiliência” provém do latim, do verbo resilire, que significa “saltar para trás” ou “voltar ao estado natural”. Historicamente, a noção de resiliência foi primeiramente utilizada pela Física e aEngenharia. Um dos precursores dessa utilização foi o cientista inglês Thomas Young que, em 1807, buscando a relação entre tensão e compressão de barras metálicas, usou a palavra resiliência para dar a noção de flexibilidade, elasticidade e ajuste às tensões aos descrever seu conceito de módulo de elasticidade. Para a Física, portanto, resiliência é a “propriedade pela qual a energia armazenada em umcorpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora da deformação elástica”. Mas o conceito de resiliência ultrapassou as fronteiras da Física e, ganhando maiores proporções, passou a ser utilizado também nos campos da Educação, da Sociologia, da Física, da Psicologia, da Medicina e, agora da Administração. Para a Medicina, resiliência é conceituada como a capacidade de um organismorecuperarse eficazmente de algum acidente ou trauma. Em 1984, o médico e professor de sociologia médica Aaron Antonovsky fez uma mudança radical ao propor um estudo do movimento para a saúde, em vez de para a doença. Preocupou-se mais com recursos e competências que as pessoas tinham para enfrentar doenças do que com os fatores de risco. Um paciente resiliente é aquele que, independente do que acontecerem sua vida tem condições de compreender, administrar e de gerar um significado ou um sentido para aquela experiência. Para a Psicologia, o conceito é utilizado para definir um conjunto de processos sociais e intrapsíquicos que possibilitam a indivíduos manifestarem o máximo de inteligência, saúde e competência em ambientes de complexidade, instabilidade e pressão. O psicólogo Martin Seligmanrelatou diversos estudo e experiências que buscam compreender quais elementos implicam o fortalecimento e a construção de competências em indivíduos psicologicamente sadios. Asssim como nos estudos de resiliência em Medicina, também em Psicologia trata-se de um desenvolvimento focado nos recursos saudáveis e inteligentes de que a pessoa dispõe, e não em psicopatologias. Também aqui procura-secompreender como as pessoas podem enfrentar e vencer experiências de adversidade ou mudança, e sair delas fortalecidas ou transformadas.. No campo da Administração, pelo que se sabe, o conceito de resiliência é utilizado desde 1974, quando o consultor organizacional Daryl Conner formou o ODR Inc., uma companhia de pesquisa e desenvolvimento que examinou a dinâmica da resiliência humana em cenários...
tracking img