Resiliencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A RESILIÊNCIA : Um Conceito a ser alcançado

O significado de resiliência é ainda pouco conhecido em estudos e produções acadêmicas no Brasil. Contudo, nos países da Europa e América do Norte já existem estudos aprofundados sobre este tema.
A origem etimológica da palavra resiliência vem do latim resiliens que significa “saltar para trás, voltar, ser impelido, recuar, encolher-se, romper”. Nalíngua inglesa, resilient significa “elasticidade e capacidade rápida de recuperação”. Já quanto ao significado na língua portuguesa, segundo definição de Antônio Houaiss e Mauro de Salles Villar, resiliência significa: “no sentido da Ciência Física é a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica; no sentido figurado, éa capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças; etimologicamente, vem do inglês resilience(1824), elasticidade, capacidade rápida de recuperação”.
A resiliência surgiu nas Ciências exatas para explicar, empiricamente, a reação de certos materiais submetidos a doses de energia. É, pois, a propriedade que têm estes materiais de acumular energia, quando exigidos eestressados, e voltar ao seu estado original sem qualquer deformação. Este conceito foi abstraído pelas Ciências Humanas para nomear a capacidade de certos indivíduos em resistir flexivelmente à adversidade.

Resiliência e o Ser Humano

Pelo exposto, focaremos a resiliência no sentido voltado para explicar a capacidade do indivíduo para enfrentar situações adversas superando-as e saindofortalecidas e transformadas positivamente.
O interesse pela resiliência surgiu da observação do ciclo de vida de alguns indivíduos que a desenvolveram no momento de uma situação difícil. Se atentarmos para a história da humanidade podemos considerar inúmeros exemplos de superação e de vitória, a saber: o Senhor Jesus Cristo, Daniel, Davi, Jó, Apóstolo Paulo e tantos outros personagens bíblicos; ossobreviventes dos campos de concentração; os sobreviventes de desastres aéreos em zonas isoladas e de difícil acesso; os ex usuários de drogas; etc.
A resiliência consiste em equilíbrio entre a tensão e a habilidade de lutar, além do aprendizado obtido com os obstáculos(sofrimentos). Traduzindo em outras palavras, é atingir outro nível de consciência. Toda empresa deve se preocupar com a resiliênciade seus profissionais, pois o indivíduo que não possui ou não desenvolve a resiliência, pode sofrer severas conseqüências que vão da queda de produtividade ao desenvolvimento das mais diferentes doenças psicossomáticas.
Vencer o desafio de situações difíceis não é privilégio dos mais fortes, dos mais fracos, dos mais ricos, dos mais pobres, dos doentes, dos sadios, dos incrédulos, dos crédulos,dos sábios, dos néscios; é sim, algo viável a todos os seres humanos e, inclusive, a alguns espécimes de animais.
No entanto,aqueles que conseguiram atravessar os problemas e os desafios que a vida impôs, sem se desestruturarem, aqueles que, submetidos a situações de estresse e, que as venceram sem apresentarem lesões severas são os que podem ser chamados resilientes. O profissional que não éresiliente é um “homem de vidro”, pois a menor pressão ou situação estressante pode “quebrá-lo”. O resiliente possui a capacidade de se recuperar e moldar-se novamente, a cada obstáculo, a cada desafio. Quanto maior a capacidade de resiliência, menor o envolvimento com doenças e maior o seu desenvolvimento pessoal.
A resiliência não é uma capacidade inata de determinados indivíduos; ela se manifestaautomaticamente, em uns menos e em outros mais, quando se defrontam com circunstâncias de pressão e hostilidade. Na verdade, algumas pessoas são mais resilientes que outras em razão do temperamento e da herança genética. Porém, isso não quer dizer que a resiliência não pode ser desenvolvida em pessoas que não a possuem em grau considerável.
Alguns especialistas afirmam que a resiliência tem...
tracking img