Residuos industriais biologicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NR 25 - Resíduos Industriais

Sumário

Apresentação

1. Objetivo
2. Documentos de Referência
3. Introdução
4. Resíduos
5. Classificação dos Resíduos
6. Definições
7. Modelo de Gerenciamento
8. Forma de Acondicionamento
9.Controle de Armazenamento
10.Controle e Destino Final

1- Objetivo

A vigésima quinta norma do trabalho, cujo título é resíduos industriais, estabelecemedidas preventivas a serem observadas pelas empresas sobre o destino final a ser dado aos resíduos resultantes dos ambientes de trabalho, visando à prevenção da saúde e da integridade física dos trabalhadores. A NR 25 tem a sua existência jurídica assegurada, em nível de legislação ordinária, através do inciso VII do artigo 200 da CLT, transcrito abaixo:

Artigo 200. Cabe ao ministério dotrabalho estabelecer disposições complementares às normas de que trata este capitulo, tendo em vista as peculiaridades de cada atividade ou setor de trabalho, especialmente:

Inciso VII – higiene nos locais de trabalho, com discriminação das exigências, instalações sanitárias com separação de sexos, chuveiros, lavatórios, vestiários e armários individuais, refeitórios ou condições de conforto por ocasiãodas refeições, fornecimento de água potável, condições de limpeza dos locais de trabalho, e modo de sua execução, tratamento de resíduos industriais.

2- Documentos de Referências

NR 25 (comentada)
Resolução CONAMA Nº 275/01 – Código de cores para diferentes tipos de resíduos
Norma ABNT NBR 10.004 - Classificação de Resíduos Sólidos
Norma ABNT NBR 11.174 - Armazenamento de Resíduos Classe II –Não Inertes e Classe III – Inertes.
Norma ABNT NBR 12.235 – Armazenamento de Resíduos Sólidos Perigosos.

3- Introdução

Os resíduos são o resultado de processos de diversas atividades da comunidade de origem: industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e ainda de varrição pública. Os resíduos apresentam-se nos estados sólidos, líquido e gasoso.
Ficam incluídos nestadefinição tudo o que resta dos sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem com determinados líquidos cujas particularidades tornem inviáveis seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos d’água, ou aqueles líquidos que exijam para isto soluções técnicas e economicamente viáveis de acordo com a melhor tecnologia disponível.
A destinaçãodos resíduos industriais é motivo de crescente preocupação das empresas e dos órgãos ambientais que, através de rigorosa fiscalização, tem obrigado as empresas, a cuidados minuciosos com seus resíduos, durante todo o processo, desde sua correta classificação, tratamento, coleta, transporte, até a sua destinação.

4- Resíduos

O lixo gerado pelas atividades agrícolas e industriais é tecnicamenteconhecido como resíduos, e os grandes geradores são obrigados a cuidar do gerenciamento, transporte, tratamento e destinação final de seus resíduos, e essa responsabilidade é para sempre. O lixo doméstico é apenas uma parte de todo o lixo produzido. A industria é responsável por grandes quantidades de resíduos, exemplo - (sobras de carvão mineral, refugos da industria metalúrgica, resíduo químico, gáse fumaça lançados pelas chaminés das fábricas.).
O resíduo industrial é um dos maiores responsáveis pelas agressões fatais ao ambiente. Nele estão incluídos produtos químicos (cianureto, pesticidas, solventes), metais (mercúrio, cádmio, chumbo) e solventes químicos que ameaçam os ciclos naturais onde são despejados. Os resíduos sólidos são amontoados e enterrados, os líquidos são despejados emrios e mares e os gases são lançados no ar. Assim, a saúde do ambiente, e conseqüentemente dos seres vivos torna-se ameaçado.

5- Classificação dos Resíduos

5.1 Quanto às características físicas:

* Seco – papéis, plásticos, metais, couros tratados, tecidos, vidros, madeira, etc;
* Molhado – resto de comida, cascas e bagaços de frutas e verduras.

5.2 Quanto à composição química:

*...
tracking img