Biolavagem rs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO




Sendo a Biolavagem uma tecnologia de tratamento de resíduos, o produto gerado é o resíduo tratado e passível de disposição no aterro industrial. Os resíduos provenientes do processo de biolavagem são os efluentes da lavagem com água, o lodo biológico após a lavagem biológica e efluentes gasosos gerados no tanque de mistura/ aeração provenientes do próprio resíduo. Partindodo pressuposto que resíduo é matéria prima mal aproveitada e conseqüentemente desperdício, não podemos considerar este pressuposto na biolavagem, pois o resíduo é produzido por empresas que contratam empresas especializadas por essa tecnologia para tratá-lo. Apesar dos resíduos gerados na biolavagem (água pós lavagens, lodo pós lavagem biológica e gases), estes resíduos não é considerado comomatéria prima mal aproveitada. Sendo a biolavagem uma tecnologia fim de tubo, a empresa especializada que esta aplicando essa nova metodologia deverá complementar as ações junto às empresas geradoras, a fim de que as mesmas não gerem mais resíduos ou gerem menos, oferecendo serviços como controle de não geração de resíduos na fonte, programas de treinamento, melhorias de processo, substituição dematérias primas etc. Com isso é tecnologia de tratamento viabiliza o processo em torno de 20% por métodos físicos e biológicos de acordo com as características dos resíduos perigosos e solos contaminados.O processo de tratamento da biolavagem consiste na transformação de resíduo classe I (solos contaminados), em resíduos passíveis de disposição em aterros industriais.PALAVRAS-CHAVE: Tecnologias limpas, resíduos perigosos, biolavagem, solos contaminados.







1. INTRODUÇÃO




As tecnologias utilizadas para lavagem biológica de solos contaminados e resíduos sólidos perigosos têm como objetivo principal a transferência do contaminante da fase sólida para a fase líquida. Os métodos de lavagem biológica podem processar uma faixaabrangente de poluentes orgânicos, como aromáticos e solventes. O processo é conduzido em uma fase líquida densa e depende de processos mecânicos para separar as partículas que contêm os contaminantes e que são adsorvidos por partículas finas e o carbono orgânico em lugar das partículas com granulometria elevada. O número de lavagens pode variar de acordo com as características do resíduo.

Oprocesso de Biolavagem consiste na transformação de resíduos Classe I (solos contaminados) em resíduos Classe II ou resíduos passíveis de disposição em aterros industriais específicos. Antes da implantação deste processo, os solos contaminados tinham como destino final apenas a incineração que envolvia grandes custos. Apesar de se tratar de um processo "fim de tubo", a Biolavagem pode serambientalmente otimizada.

Os solos contaminados são a matéria prima do processo que gera solo descontaminado como produto e resíduos que são os efluentes encaminhados para tratamento na ETE – Estação de Tratamento de Efluentes da empresa especializada.

Cada etapa do processo analisa sob o ponto de vista da Tecnologia Limpa em termos de minimização de resíduos, levantamento qualitativo dosimpactos ambientais, propostas de mudanças no processo, insumos etc, estimando o desempenho ambiental obtido após a implementação das medidas que são propostas para reduzir os impactos existentes.






















2. DESCRIÇÂO DA TECNOLOGIA







O processo de Biolavagem consiste na transformação de resíduos Classe I (solos contaminados) em resíduosClasse II ou resíduos passíveis de disposição em aterros industriais específicos. Antes da implantação deste processo, os solos contaminados tinham como destino final apenas a incineração que envolvia grandes custos. Apesar de se tratar de um processo "fim de tubo", a Biolavagem pode ser ambientalmente otimizada. O tratamento de biolavagem é composto de tanque de aeração equipado com dois...
tracking img