Reserva indigena pitaguari

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA TÉCNICA DE MARACANAÚ











RESERVA INDÍGENA PITAGUARY








CARLOS AUGUSTO FERREIRA DANTAS


MARACANAÚ–CE
NOVEMBRO, 2012

SUMÁRIO





1. INTRODUÇÃO O1
2. DENOMINAÇÃO 01
3. HISTÓRIA
3.1 ORIGEM02
3.2 LUTAS E CONQUISTAS 02
4. POPULAÇÃO 03
5. SITUAÇÃO FUNDIÁRIA E LOCALIZAÇÃO 04
6. ORGANIZAÇÃO POLÍTICA 05
7. MEMÓRIA, CULTURA E TRADIÇÃO05
8. ASPECTO SÓCIO ECONÔMICO 07
9. OBJETIVO DA VISITA TÉCNICA 08
10. CONCLUSÃO 08
11. ANEXO 10
12. REFERÊNCIAS 111.Introdução


O Ceará foi a primeira província a negar a existência da presença indígena em seu território, ainda no século XIX. Como resultado dessa medida, extensas faixas de terra tornaram-se disponíveis, o que beneficiou de forma direta a pecuária extensiva. Nesse contexto, povoados originados pela expansão dessa atividade foram transformados em vilas e o Estado passou aexercer controle crescente sobre a mão-de-obra local, uma mão-de-obra que era basicamente formada por índios submetidos ao regime de trabalho forçado.


A hegemonia que o Estado conquistou sobre os índios após a expulsão dos jesuítas deu lugar a um processo de perda de visibilidade indígena que só começou a ser revertido na segunda metade do século XX, quando, a partir da década de 80, dada àmobilização do povo Tapeba, voltou-se a falar sobre a presença indígena no Ceará. Logo em seguida, já no início da década de 90, foi a vez dos Pitaguary, que começaram a se organizar politicamente para pressionar pela demarcação de sua terra.



2.Denominação


Pitaguary é a auto-denominação do povo indígena que vive ao pé da serra entre os municípios cearenses de Maracanaú,Pacatuba e Maranguape. Distando aproximadamente 26 Km de Fortaleza, a Terra Indígena (TI) Pitaguary está situada na região metropolitana da capital cearense, tendo em seus arredores uma área caracterizada pela concentração de indústrias e urbanização crescente. Habitada pelos Pitaguary desde há muito, essa terra é socialmente marcada por uma série de acontecimentos que fundam a memória coletiva de seupovo. Foi nela que os “troncos velhos” pereceram, deixando suas “raízes antigas”, assim como é dela que sobrevivem os Pitaguary de hoje.


De origem Tupi, o termo Pitaguary sempre aparece, nos documentos oficiais dos séculos XVII, XVIII e XIX, designando um lugar: uma serra, um sítio ou um terreno. Possivelmente, é um termo derivado de variáveis do nome Potiguara, etnia que teriaocupado extensas terras, já em 1603, na costa cearense. Para o termo “Potiguara” há diversas interpretações e é nelas que se pode perceber a semelhança existente para com a denominação Pitaguary


3.História

3.1 Origem

Em 1665, após os conflitos que envolveram habitantes nativos,portugueses e holandeses no Ceará, os Potiguara formaram um grande aldeamento original cujo nome se conheceria, mais tarde, como Bom Jesus da Aldeia de Parangaba. Grupos menores daí se destacaram e por volta de 1680 constituíram as Aldeias de São Sebastião de Paupina, de onde se originariam mais tarde as aldeias de Caucaia e a Aldeia Nova de Pitaguari.


Também consta nos arquivos que, em...
tracking img