Resenhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Diretrizes para a Leitura, Análise e Interpretação de Textos





Os maiores obstáculos do estudo e da aprendizagem, em ciência e em filosofia, estão relacionados com a dificuldade que oestudante encontra em compreender textos teóricos. Habituados a textos literários, onde a leitura mostra uma sequência de raciocínio e o enredo é apresentado em quadros fornecidos pela imaginação,percebendo-se logo a sequência da história e a mensagem transmitida pelo autor. Em casos de textos de pesquisa positiva, o raciocínio é mais rigoroso seguido de dados objetivos sobre os quais os textosestão fundados. Os dados levantados pela pesquisa e organizados de acordo com técnicas específicas às várias ciências, permitem ao leitor iniciado acompanhar a sequência lógica destes fatos. Considere quea comunicação se dá quando o emissor transmite uma mensagem que é captada pelo receptor.

Delimitação de uma unidade de leitura: O que o leitor, deve fazer no início é estabelecer um setor do textoque forma a totalidade do sentido, e que deverá ser feita por etapas, quando se termina a análise de uma unidade, é que se passará a outra seguinte.

• Análise Textual: Trata-se de uma leituraatenta, mas ainda corrida do texto a ser estudado. Devem-se ser assinalados todos os pontos passíveis de dúvidas, para que sejam esclarecidos pois esta é a condição para a compreensão da mensagem doautor.

• Análise Temática: Procura ouvir o autor, apreender,sem intervir no conteúdo da sua mensagem,fazendo perguntas cuja respostas estão no conteúdo do texto: do que o texto fala ,qual o temaou assunto, a problematização e qual dificuldade deve ser resolvida.

• Análise Interpretativa: É tomar posição própria, é ler nas entrelinhas, é dialogar com o autor, nas duas primeiras etapashá uma abordagem genérica um relacionamento lógico-estático das ideias do autor. Outro passo da interpretação é a formulação de juízo critico, pergunta-se primeiro até que ponto o raciocínio foi...
tracking img