Diversidades e desigualdades sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


















































































INTRODUÇÃO

Com a proposta de contextualizar assuntos referentes à sociedade como, por exemplo, as desigualdades sociais, as diversidades existentes em nosso país que é motivo principal de diversas exclusões como o social, este trabalho tem por objetivo proporcionar uma reflexão acerca dessasproblemáticas.
Desde o surgimento do capitalismo no país a sociedade vem sofrendo as transformações socioeconômicas, e os que mais sofrem é a classe menos favorecida, pois são excluídas até das políticas de assistência social. Um dos fatores relevantes na maioria das vezes é o preconceito, principalmente racial. Comunidades povoadas por grupos de pessoas de outras etnias são os alvos principaisdesse tipo de exclusão.
Também vem abordar a formação dos indivíduos e dos grupos frente à sociedade capitalista, como esses se transformam ao longo da história e como se comportam diante das mudanças impostas por esse sistema. Aborda a importância do direito a diversidade e do enfrentamento ao preconceito, uma vez que o preconceito passa a existir, a busca pelo enfrentamento tem que tomarlugar de destaque na vida dos indivíduos que sofrem com este sentimento de exclusão. Analisa o processo histórico constitutivo das diferenças étnico-raciais, sociais e econômicas do Brasil a partir dos Quilombos. Faz-se também uma análise pessoal sobre a diversidade e a desigualdade na região norte do país.
Um assunto bastante polemico que é discutido aos quatro cantos do Brasil e do mundo, eé motivo de preocupação não só para as autoridades mas em especial para a sociedade, pois é a que mais sofre com as conseqüências.
Espero que a partir deste, venha proporcionar um conhecimento mais claro e amplo da questão de diversidade e desigualdade em nosso país.




caracterização da sociedade

Sabemos que a principal causa da maioria dos problemas sociais vem em decorrênciado capitalismo. A sua formação e desenvolvimento proporcionaram novas lutas de classes (burguesia e proletariado), novos problemas sociais, e uma ampliação da racionalização e da divisão social do trabalho.
No Brasil temos um processo de formação cultural caracterizado pela importação de idéias estrangeiras, bem como a falta de classes sociais relativamente independentes, e por uma situaçãode concentração da produção capitalista em determinadas regiões convivendo com a manutenção de relações agrárias na maior parte do território brasileiro.
O capitalismo impõe a sociedade várias formas de convivência, principalmente na formação de grupos, pois a sociedade se molda conforme as exigências e padrões estabelecidos pelo indivíduo.
Com o surgimento do capitalismo as classesmenos favorecidas foram excluídas socialmente e politicamente, pois só tem valor na hora do voto.
O individualismo político, o egoísmo parlamentar e uma representatividade inexistente, assim, são contraditórios e conflitantes a teoria política, daí as crises também constantes, em que a nação de coletividade no interior de uma nação é destituída. Existem contradições e muitas brechas nasleis, motivando questões importantes para serem refletidas: os seus legisladores a fazem propositalmente ou não têm nenhuma noção de uma unidade na elaboração das mesmas.
À medida que os anos passam, o mundo evolui, a população aumenta e com ela também as problemáticas. As mais freqüentes hoje, decorrentes do aumento da população é a degradação do meio ambiente, principalmente da escassez daágua, pois os rios estão sendo poluídos com mais freqüência, ainda mais quando se trata de ribeirinhos, aonde não tem nenhum tipo de saneamento básico, daí surge também à problemática do lixo, mas para que se chegue a todas essas problemáticas existe outra que esta inserida na sociedade desde o inicio do capitalismo, a do consumo desacelerado.








1. AS DIVERSIDADES E O ENFRENTAMENTO DO...
tracking img