Resenhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARQUITETO RENZO PIANO















VITÓRIA
2012




RESUMO

Este trabalho nos leva a conhecer o grande Arquiteto que é Renzo Piano, sua biografia, sua formação e suas grandiosas obras assim mostrando os pontos importantes de cada uma delas e as considerações importantes que foram levadas ao serem projetadas.
.























SUMÁRIO1. INTRODUÇÃO 3
1.1 Antecedentes do tema e contextualização 3
2. PRINCIPAIS CARACTERISTICAS E SUAS OBRAS 4
2.1. Influências que determinam sem modo de projetar 4
2.2. Obras – Centro George Pompidou 4
2.3. Obras – Centro cultural em ilha do Pacífico é um clássico da arquitetura sustentável 5
3. ACADEMIA DE CIÊNCIA DA CALIFÓRNIA 6
3.1. Referência em tecnologia 6
4. CONCLUSÃO 9
5.REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 9












































1. INTRODUÇÃO


1.1 Antecedentes do tema e contextualização


Renzo Piano nasceu em Genova na Itália, no dia 14 de setembro de 1937. Dentro de uma família cheia de construtores, se tornou um dos maiores arquitetos do mundo e com isso tem grandes obras espalhadas por toda parte domundo, possui escritórios em Gênova e em Paris.
Escola – Fase – Epoca- tipologia arquitetônica que define sua obra
Entrou na Escola de Arquitetura na Politécnica de Milão, ainda estudante ganhou uma boa experiência trabalhando aos cuidados de Franco Albini e em obras da construtora de seu pai, onde teve um contato mais prático da profissão. Porém, Piano não se cansa de produzir a sua fantásticaarquitetura high-tech que fascina qualquer pessoa, carregando sempre simbolismo, suas imponentes construções envoltas de um característico misticismo e magia que dão toda a vida às suas obras. Sua obra caracteriza-se pela integridade do seu traço, da estruturação ( utilização de materiais sustentáveis ) do projeto à solução de fachadas,  revelando os processos criativos nas formas, compondo antesde tudo um monumento. Proporções e volumes tornan-se referência de leveza, absorvendo e expandindo luminosidade, criando atmosféras.
Nesta época de era moderna mais ao longo de sua tragetória suas obras pertencem a diferentes estilos.


2. PRINCIPAIS CARACTERISTICAS E SUAS OBRAS


2.1. Influências que determinam sem modo de projetar

Entre 1965 e 1970 terminou a sua graduação e realizoualgumas experiências de trabalho através de viagens de estudo na Grã-Bretanha e América. É por essa altura que conhece Jean Prouvé, arquiteto e designer autodidata, verdadeiro apaixonado pela arte de utilizar e trabalhar o ferro, de quem se torna amigo e cuja amizade irá ter uma profunda influência na sua vida profissional.
Jean Prouvé foi uma grande influência em sua vida profissional. Renzo aindatrabalhou em conjunto com Louis Kahn na Philadelphia e com Makowski em Londres, antes de fundar o escritório “Piano & Rogers”,
Em 1971, Renzo Piano funda com o arquiteto britânico Richard Rogers, a agência Piano & Rogers, seu sócio naquele que será o seu primeiro grande projeto de projeção mundial: o Centro George Pompidou, em Paris. Uma obra notável que marca uma ruptura com a tradição. Emparceria com o arquiteto inglês Richard Rogers. Desta parceria nasceu um grande projeto que conseguiu destaque em uma paisagem já consolidada em uma das mais linda cidades do mundo. Uma bela inserção urbana para um complexo cultural, que hoje faz parte da cidade e está entre os pontos turísticos a serem vistos da cidade francesa.


2.2. Obras – Centro George Pompidou

O Centro Nacional de Arte eCultura Georges Pompidou nasceu do expresso desejo do presidente Pompidou. Com uma arquitetura icônica projetada por Renzo Piano e Richard Rogers, o Centro Pompidou reúne em seu projeto ser abrigo para as artes plásticas em suas múltiplas relações com as demais manifestações da arte moderna e contemporânea: o teatro,  a música, filmes, livros. Situado no coração de Paris,
Foi desenhado pelo...
tracking img