As ferramentas da qualidade total tqc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTROLE ESTATISTICO DA QUALIDADE

TRABALHO
QUALIDADE TOTAL


[pic] [pic]




CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA.

ALUNO: CHRISTIAN B. BRAGA PUTZKE





INTRODUÇÃO:
A preocupação com a qualidade de produtos e serviços deixou de ser, nesta última década, apenas uma estratégia de diferenciação e passou a se tomar uma questão de necessidade. A sobrevivência dasorganizações no mercado atual depende de sua competitividade que hoje, é função direta da produtividade e qualidade da empresa. Isto significa dizer que o dinamismo e a crescente competitividade no mundo dos negócios colocam em risco a vida das indústrias que não questionarem seus métodos tradicionais de gerenciamento e desenvolvimento de controle da qualidade.
Neste contexto, no Brasil, o setorde serviços é o setor da economia que tem demorado mais para absorver estas mudanças ocorridas no cenário mundial. A indústria manufatureira vem progredindo gradativamente nesta direção, investindo muito em novos sistemas de gerenciamento e técnicas para melhorar a qualidade de seus produtos, gerando um crescente número de empresas alcançando certificações de qualidade, segundo normasinternacionais, como as da série ISO 9000, recebendo Prêmios Nacionais de Qualidade e demonstrando fidelidade à postura de garantir a satisfação total do cliente. Já o setor terciário, que corresponde aos serviços, apresenta apenas esforços pontuais, destacando apenas algumas empresas.
Para que as empresas conquistem os níveis competitivos exigidos pelo mercado, não basta apenas a utilização de ferramentasisoladas para melhoria da qualidade e/ou produtividade. É necessário a estruturação da empresa através de um sistema gerencial que coordene o uso das técnicas e ferramentas disponíveis e garanta condições necessárias ao planejamento, controle e melhorias de cada um dos processes, só assim a empresa alcançará resultados satisfatórios. Com este objetivo o TQC, Controle da Qualidade Total, tem sidoimplementado em muitas empresas como forma de garantir a sobrevivência da organização a longo prazo.





HISTÓRICO:
Por volta de 1920, o Dr. W Edwards Deming, engenheiro industrial que trabalhava com qualidade de produto, percebeu a inconsistência de determinadas práticas comuns às empresas que conhecera. Todas realizavam inspeção de seus produtos ao final do processo, visando identificaraqueles que apresentavam defeitos e separá-los dos demais que seriam fornecidos aos clientes. Em sua concepção aquilo não fazia sentido, pois eliminar os defeitos apenas ao fim do processo fazia com que a causa dos mesmos permanecesse obscura e inalterada. Este procedimento permitia também o desperdício de trabalho na confecção de produtos defeituosos que posteriormente seriam refugados,aumentando os custos. Para ele, o controle de qualidade deveria ser feito ao longo do processo de fabricação e pelos próprios trabalhadores envolvidos neste processo. O problema, no entanto, era que estes trabalhadores não tinham liberdade, conhecimento ou motivação para exercer este papel. (SASHKIN e KISER, 1994)





Ainda na década de 20, Deming teve a oportunidade de conhecer Walter A.Shewhart, um engenheiro do departamento de controle de qualidade da empresa americana Western Eletric. Shewhart foi o precursor da análise da variabilidade do produto, visando a identificação da causa de variações além dos limites aceitáveis. Desenvolveu técnicas estatísticas que permitiam analisar as variações do produto e gráficos para visualizá-las e torná-las compreensíveis para todos.
Nos anos30 e 40, com o objetivo de tornar aplicáveis suas próprias concepções, Deming se dedicou a aperfeiçoar o que fora desenvolvido por Shewhart. Neste período desenvolveu uma das bases da Qualidade Total, o ciclo PDCA ou ciclo Deming, como também ficou conhecido. Seus trabalhos, então, já vinham sendo publicados em vários periódicos da época.
Já no final da década de 40, Deming foi ao Japão...
tracking img