Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ÁREA 1
CURSO DE ENGENHARIA CÍVIL
DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO
PROFESSORA VIVIAN VASCONCELOS
WANDERLEY HERCULINO DA SILVA – 1° SEMESTRE 2013.1

Resenha crítica do artigo “ A importância do saber científico para a prática profissional” de Ana de Albuquerque Vasconcelos e Rosália da Silva Corrêa.

O artigo “ A importância do saber científico para a prática profissional” foiescrito por Ana Vasconcelos e Rosália Corrêa, objetivando incentivar os discentes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis a se colocarem numa postura crítica em relação as ciências foco de seus estudos, tornando a prática da pesquisa uma ação constante. O texto ainda reslata a importância da interação entre as diversas ciências ainda que humanas na construção dos saberes administrativos econtábeis. O dito artigo não deixa evidente por meio de palavras a metodologia utilizada na sua construção, porém pelas suas características fica subentendido que o mesmo está construído com base numa revisão das literaturas discursivas sobre processo de construção do conhecimento científico e sua importância para a prática profissional.
O texto incorpora idéias defensoras do saber científico, uma vezque como seres sociais temos uma carga influenciadora tanto religiosa quanto social que modifica a nossa forma de olhar e observar o mundo, constituindo diferentes formas de pensar . Refletindo sobre o processo de construção dos saberes lembramos principalmente do contexto histórico, onde nem sempre houve uma liberdade à ciência, principalmente durante o período medieval onde a igreja tinha forteinfluência sobre o conhecimento, estabelecendo grandes dogmas. Se fez necessário grandes revoluções para que o homem pensasse a cerca da responsabilidade em afirmar questões e da importância do uso da razão para estabelecer certas verdades.
Devido à influência de diversos aspectos na construção do conhecimento, aspectos esses como filosofia, religião, senso comum, nos mostram a necessidade doprofissional ser flexível para que no processo de construção do conhecimento transite entre esses diversos aspectos, tendo como base primordial a razão.
Segundo o artigo, acredita-se que o ponto central do conhecimento científico é a pesquisa, uma vez que somente através da observação e do uso de métodos científicos seguros podemos afirmar teorias, porém a natureza humana, que nos envolve em crençase paradigmas nos levam a enxergar o mundo de maneiras diferentes, dando ao conhecimento funções diferenciadas.
O texto ainda discorre sobre o processo histórico de construção do conhecimento científico, afirmando que é necessário conhecer desde o momento em que os homens se deram conta da necessidade de compreender o mundo para melhor se relacionar com o seu ambiente. Uma vez que vivemos em ummundo em transformação e cercados de fenômenos explicáveis é real essa necessidade de conhecer ao ambiente e conhecer-se cientificamente para possíveis intervenções e melhoramentos.
O conhecimento inicial se mostrou com um solucionador imediatista e como já dito anteriormente, se pensarmos nas questões históricas e também da natureza humana o conhecimento surge bastante ligado a aspectos emocionaise religiosos. Com o passar do tempo a ciência passa a não ser um pensar imediatista, mas um objeto de reflexão sobre problemas e questionamentos que afligiam o homem, reafirmando a sua importância na resolução de problemas concernentes a realidade aplicada a partir da sua observação minuciosa.
O texto trás uma citação de Popper apud Matallo Jr. In: Carvalho que apresenta a ciência solucionadorade problemas como uma prática viva, dinâmica, inovadora, racional, sistemática, objetiva e verificável, tendo como objetivo manifestar a evidência dos fatos. De acordo com o conhecimento apresentado pelo texto e os demais conhecimentos obtidos, ressalto a colocação de Popper a propriedade da ciência de ser verificável, uma vez que nem mesmo a ciência pode ser considerada absoluta, como outrora...
tracking img