Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CEUMA – UNICEUMA
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA
PROFESSORA: MARIA JOSÉ

RESENHA

SÃO LUÍS
2013
UNIVERSIDADE CEUMA – UNICEUMA
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA
EQUIPE: ALLYSON WEYDER DA SILVA SANTOS
DORENILCE DE JESUS MARINHO AZEVEDO
ROSIANEMARIA C. F. DE SOUZA
SILVIA LETÍCIA SANTOS GOMES

RESENHA: DEFINIÇÕES E VARIAÇÕES

SÃO LUÍS-MA
2013
DEFINIÇÃO
A curiosidade do homem, desde os primórdios da civilização, sempre o levou à busca de conhecer o mundo que está ao seu redor. É essa vontade de explorar o diferente, o estranho que está a sua volta que o leva ao descobrimento do complexo espaço das ideias e às possibilidades que omesmo encontra a partir do simples ato de compreensão do funcionamento das coisas, levam o indivíduo homem à esfera do conhecimento. Conhecimento esse que, a priori, é de forma empírica, assistemática, pois o indivíduo formula suas ideias a partir das experiências físicas com o material estudado. E quando o homem passa a se questionar além do que ele vê e sente, quando além do mencionado, o mesmo sequestiona sobre as causas e as leis que regem o seu material estudado? Partimos daí para um conhecimento mais científico e sistemático em que, para a compreensão do estudo, é necessária a sua organização.
Uma forma de organização do estudo é a resenha, que será abordada neste trabalho mostrando suas diferenças e variações dessa esquemática forma de estudo.
Segundo Eva M. Lakatos e Marina de A.Marconi, em seu livro Fundamentos da Metodologia Científica, resenha é uma descrição minuciosa, com a compreensão de um conjunto de ideias; é a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na construção de um conceito de valor elaborado pelo resenhista.
O Prof. Dr. Ronaldo Martins, UNIVAS, usa para a definição de resenha a conceituação dada pelo dicionáriocomo sendo “ uma apreciação breve de um livro ou de um escrito.” Para ele, a resenha tem por finalidade fazer uma análise, um exame, emitir um julgamento, uma opinião. É um texto rápido, pequeno, capaz de fazer uma análise e emitir um julgamento em um espaço consideravelmente restrito. É o diálogo entre o autor e o resenhista sobre seu texto, filme, canção, etc.
Normalmente este tipo de publicaçãoé realizado por um cientista ou um conhecedor da área a ser abordada no texto, no qual este realiza um juízo crítico podendo o resenhista apontar as falhas e os erros de informação encontrados ou mesmo tecer elogios aos méritos da obra, desde que sejam sinceros e ponderados, mas essas prerrogativas apontadas não lhe dá o direito de fazer juízo de valor ou deturpar o pensamento do autor. Porém,pode ser realizada por estudantes; nesse caso, como um exercício de compreensão e crítica.
A finalidade da resenha é informar o leitor de uma maneira objetiva e cortês sobre o assunto tratado na obra. Este tipo de publicação visa, portanto, apresentar uma síntese das ideias fundamentais da obra.
TIPOS DE RESENHA
Existem pelo menos dois tipos de resenha: a resenha descritiva, também chamadatécnica, ou científica; e a resenha crítica, também conhecida como opinativa. Nos dois casos, observam-se as mesmas exigências quanto à forma e quanto ao conteúdo; o que as diferencia é a natureza do julgamento proferido acerca do texto.
A resenha descritiva, científica ou técnica tem como objetivo julgar a veracidade das proposições (ideias) do autor, investigar a consistência de seus argumentos e apertinência de suas conclusões. Na comunicação técnica e científica a resenha é de grande utilidade, pois ajuda o trabalho profissional ao trazer um breve comentário sobre a obra e uma avaliação da mesma.
 A resenha crítica, opinativa, é aquela cujo objetivo é julgar o valor do texto, a sua beleza, a sua relevância e não "tentar dizer que poderia ter produzido obra melhor; não deve procurar...
tracking img