Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL REYNALDO MASSI
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
LITERATURA
PROFESSOR ESPECIALISTA LEONIMAR BACCHIEGAS
19 MAR 2012

DANIEL ROCHA GERMANO
Triste RealidadeTexto resenhado: BARRETO, Lima, Triste Fim de Policarpo Quaresma. Cidade: São Paulo. Editora: Paulus. 2005.

Ele tenta explicar como era a corrupção da época e denuncia as desigualdades sociais eeconômicas do Brasil. Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu no dia 13 de maio de 1881 na cidade do Rio de Janeiro, morreu na mesma cidade em 1º de novembro de 1922, ficou órfão de mãe aos sete anosde idade e saiu da faculdade por causa de seu pai que estava doente, foi uns dos principais escritores literários brasileiros. É um livro sobre o nacionalismo, que retrata como o brasileiro faz ascoisas de um jeito que só ele faz.
Policarpo era patriota idealista, e muito regionalista, exaltava principalmente o Rio de Janeiro com suas imensas belezas. Na época as mulheres eram preparadas paracasar-se, sendo uma característica da época, pois o casamento era o único futuro possível para elas, por apresentar uma imagem respeitável a ela.
O major criou um requerimento que propôs que a nossalíngua a fosse mudada para o tupi, língua de origem brasileira, para defender as nossas origens. Policarpo exalta muito a nossa terra que faz lembrar-se da poesia Canção do Exílio de Gonçalves Dias.Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá (DIAS, 2004, p.167)

Quaresma com sua paixão patriota ficou muito decepcionada com ascoisas sujas que o povo brasileiro faz, “sempre dá um jeitinho”. O major queria que a nossa sociedade fosse organizada como as das formigas e abelhas, ele pensa que temos uma vantagem sobre elas por sermosmais desenvolvidos, e não conseguimos sequer a comparação entre a nossa sociedade e as delas. O fim de Policarpo trata-se a uma carta enviada a Floriano Peixoto criticando o fuzilamento dos presos,...
tracking img