Manografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 62 (15489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA









Rosemeire Ferreira Rocha











REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO LÚDICO SEGUNDO ALUNOS, PROFESSORES E DIRETORES E SUA APLICABILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
















BRASÍLIA, 2012

[pic]

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA





















REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO LÚDICO SEGUNDOALUNOS, PROFESSORES E DIRETORES E SUA APLICABILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL




Monografia apresentada à Faculdade Albert Einstein para a obtenção do título de Licenciado em Pedagogia sob orientação do Prof. Dr. José Francisco de Sousa.






BRASÍLIA, 2012




REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO LÚDICO SEGUNDO ALUNOS, PROFESSORES EDIRETORES E SUA APLICABILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL






Esta Monografia foi julgada adequada para obtenção da aprovação no Curso de Graduação em Pedagogia pela Faculdade Albert Einstein.



Observações:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



_________________________________________






__________________________________________


DEDICATÓRIA






























Dedico este Trabalho de conclusão de Curso a todos os professores que, de alguma forma, me auxiliaram neste processo deaprendizagem.


































“Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
Carlos Drummond deAndrade
RESUMO


As interações sociais são muito importantes na vida de qualquer criança, mas, infelizmente, estão sendo cada vez mais abandonadas. As crianças da sociedade atual estão cada vez mais individualistas e não estão tendo convívio social. Neste trabalho iremos nos dedicar a falar do lúdico: Acerca da sua importância, dos seus benefícios, da sua história, da suaimplantação na educação infantil e da opinião de diretores, professores e alunos acerca desta atividade. Além disso, iniciaremos trazendo abordagens acerca dos conceitos de representações sociais e de sua aplicabilidade na educação, a fim de compreendermos melhor como estabelecer estratégias que favoreçam a implantação de atividades que beneficiem a criação de atividades lúdicas que promovamaprendizagem, conhecimentos técnicos e também a socialização de nossas crianças. Em relação à pesquisa de campo, foram elaborados questionários específicos para diretores, professores e alunos, a fim de obtermos dados para a nossa pesquisa. Durante a coleta de dados tivemos muitos problemas por falta de tempo e pela burocracia imposta pela maioria das escolas que pediram autorizações.Contudo, conseguimos entrevistar alguns educadores e estudantes e obter algumas respostas. Verificamos que o lúdico poderia ser mais bem aproveitado no ensino médio e nas séries finais do ensino fundamental. Por isso, e por outros motivos já citados, consideramos que, apesar de algumas escolas fazerem uso de atividades lúdicas, o lúdico deve ser implantado com maior veemência nas escolasde Valparaíso - GO.



Palavras-Chave: Representações Sociais, Lúdico, Sociedade.








SUMÁRIO


INTRODUÇÃO..........................................................................................................01


CAPÍTULO 1 – REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, EVOLUÇÃO SÓCIO-CIENTÍFICA E PESQUISA EM EDUCAÇÃO.

1.1. Conceitos e Estudos das Teorias das Representações...
tracking img