Manografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5214 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de uma Lanchonete e Restaurante
Apresentação do Negócio

Lanchonete e Restaurante é uma das respostas mais freqüentes quando o empreendedor pergunta que tipo de negócio montar . Pelo fato do setor de alimentação ser um dos últimos a se abalar com crises econômicas,a abertura ou compra de uma lanchonete e restaurante mal explorada pode ser umaopção de empregabilidade, iniciação empre- sarial ou mesmo uma boa fonte de renda.
O ramo é bastante receptivo por oferecer um item de consumo que atinge todas as camadas da população, abrindo para o empreendedor um amplo leque de possibilidades.
O setor de alimentação é um dos que mais cresce no Brasil, pois por comodidade ou necessidade as pessoas buscam refeições prontas, rápidas e de boaqualidade. Porém apesar de existirem muitos estabelecimentos especializados em alimentação , poucos são os que se profissionalizam, dando espaço ao amadorismo e a falência. Portanto quando tiver a intenção de entrar neste ramo é necessário se profissionalizar e adquirir o maior número de informações possível para se prevenir dos imprevistos e se manter no mercado com sucesso.
MERCADO
Aslanchonetes e restaurantes são empreendimentos que estão voltadas principalmente para pessoas que precisam fazer uma breve refeição fora do lar, seja um estudante ou mesmo um trabalhador com pouco tempo ou apetite para realizar uma refeição completa.
O setor de alimentação é bastante competitivo, mas há certo grau de complementaridade entre os estabelecimentos. Podemos encontrar
bares, restaurantes elanchonetes convivendo lado a lado, criando-se pólos de alimentação e opções diversificadas para o consumidor.
O mercado é bastante amplo dado à diversidade de tipos de lanchonete (fast food), natural, étnicos, etc.) e hábitos alimentares de cada região. Segundo a ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, hoje o setor de alimentação fora do lar (incluindo bares, restaurantes elanchonetes) representa 2,4% do PIB brasileiro, além disso, o hábito de alimentação fora de casa é cada vez mais crescente e já corresponde a 26% dos gastos dos brasileiros com alimentos, sendo ainda responsável pela geração de 6 milhões de empregos em todo o Brasil.
Atualmente, existe uma forte tendência da população para o consumo de alimentos naturais demonstrando uma maior preocupação comaspectos relacionados à saúde e a boa forma, com oportunidades e ameaças para o empreendedor deste ramo de atividade.
LOCALIZAÇÃO
A escolha do ponto comercial é, seguramente, um dos aspectos mais relevantes para o sucesso de uma lanchonete e restaurante. Para a definição do local o empreendedor deverá considerar diversos fatores igualmente importantes tais como: concentração e poder aquisitivo dospotenciais consumidores, concorrência, proximidade de fornecedores (supermercados, distribuidores, etc.), locomoção própria e de sua
equipe, visibilidade, além de outras facilidades que possam tornar atrativa e conveniente à sua gestão e o acesso dos consumidores ao seu estabelecimento.

Em geral, estar próximo de escolas, lojas comerciais ou escritórios, traz bons resultados. É importantefrisar que a escolha do local
também deve estar associada à linha de produtos e serviços oferecidos, visto que, este é quem vai determinar a formação de um público específico. Diversas lanchonete e restaurantes funcionam dentro de academias, empresas, hospitais, etc., cabendo ao empreendedor avaliar as vantagens e desvantagens que os estabelecimentos com demanda livre ou cativa oferecem.
Aodefinir o local o empreendedor deve ainda ficar atento para as características do imóvel em questão. Dentre os aspectos de infra-estrutura devem ser observados aspectos como disponibilidade de água, gás, rede de esgoto, energia, vias de transporte e exposição
(visibilidade), além do custo.
A localização e a estrutura do imóvel deverão estar de acordo com as normas de higiene e limpeza da...
tracking img