Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA

MORAN, José Manuel. Mudanças na escola com as tecnologias, São Paulo, v.1, n. 2, p. 5- 14, jul/dez. 2008.
Simara Antunes Miguel¹


As tecnologias para uma nova era educacional

Notexto “mudanças na escola com as tecnologias”, o autor José Manuel Moran apresenta novas dimensões que a escola de hoje deve ter. Mostrando-se inovadora, com métodos diferenciados que condizem com aera tecnológica em que estamos vivendo.
Moran destaca que a escola pode ir muito além da transmissão de informação, do repasse de conhecimento. Compreende que com o uso da tecnologia, o processo deensino e aprendizagem tende a modificação e facilita aprendizagem de ambos, professores e alunos. “As tecnologias permitem que o foco da escola não seja transmitir informações, mas orientarprocessos de aprendizagem” (MORAN, 2008, p.07).
Este especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância, relata o quão ultrapassado está o método utilizado nas escolas brasileiras. Emostra que estamos preparando uma sociedade da mesma forma que fomos preparados. Apenas repetindo os métodos e não aproveitando corretamente os recursos que a nova sociedade dispõe.
Sendo assim deque adianta novas tecnologias que surgem a todo instante para uma sociedade que não saberá desfrutar? Este fator compreende a cultura educacional a qual estamos inseridos. Por isso a escola necessitade transformação, pois a forma pela qual esta sendo contemplada não requer muito do aluno, não o motiva a busca pelo conhecimento e cria possibilidades de tornarem-se cidadãos acríticos. No entantopara que essa transformação ocorra precisamos da participação coletiva de professores e gestores, que por muitas vezes tem dificuldade quanto ao uso das tecnologias, se tornando assim um grandedesafio. De acordo com Moran (2008, p.07), “As tecnologias não são o centro da mudança educacional, mas estamos num período fundamental de inclusão de todos: gestores, professores, alunos, funcionários e...
tracking img