Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE – UNIARP
CURSO DE PEDAGOGIA – FASE VI







MARCELA JULIANI ALMEIDA FERNANDES














ESCOLA E FAMÍLIA: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA





















CAÇADOR
2012

MARCELA JULIANI ALMEIDA FERNANDES























ESCOLA E FAMÍLIA: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIAProjeto apresentado como exigência para a obtenção de nota na disciplina metodologia da pesquisa, do curso de Pedagogia, ministrado pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe-UNIARP, sob orientação do(a) professor(a) Paulo Gonçalves.















CAÇADOR/SC
2011


SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO4

1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA 4

1.2 PROBLEMA (Questão da pesquisa) 4

1.3 JUSTIFICATIVA 5

1.4 OBJETIVOS5

1.4.1 Objetivo Geral 6

1.4.2 Objetivos Específicos 6

2 REFERENCIAL TEÓRICO6

2.1 A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR 6

2.1.1 A RELAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS 7

2.1.2 PROFESSORES, PAIS E ALUNOS 8

2.1.3 CONSTRUÇÃO DE UMA PARCERIA 10

3 METODOLOGIA11

ANEXOS 12

REFERÊNCIAS 13










1 INTRODUÇÃO


1. APRESENTAÇÃO DO TEMA


A famíliaé o primeiro núcleo social vivido pela criança, ela é responsável pela educação, já à escola cabe desenvolver as potencialidades do sujeito. Nesse sentido, acredita-se que quando há participação da família na educação da criança, o processo de ensino e de aprendizagem apreendido pela escola acontece com maior aproveitamento. A escola é o espaço para formação do ser humano para desenvolver suaspotencialidades de conhecimentos, para que diante da sociedade possa viver conscientemente. E também ao mesmo momento a família é a primeira manifestação de comunicativa onde o indivíduo aprende desde cedo, em relação a vivencia de cidadão e seu processo. A família é apontada como o contexto mais importante do mundo da criança, pois é por meio da convivência familiar que a criança descobre omundo ao seu redor.
Atualmente, vivemos em uma sociedade moderna em que não se sabe o verdadeiro papel de escola e família para a formação do sujeito. A família em si, passou e ainda passa por diversidades de mudanças; mas mesmo assim com o decorrer do tempo ela não perdeu o seu papel principal, que é no desenvolvimento da sociabilidade, afetividade, responsabilidade dos indivíduos emespecial na infância e adolescência. Não existe família ideal, mas o que deve se existir é o comprometimento com a criança em relação de família e escola; sempre lembrar que a conduta das crianças em grande parte é a reação ao comportamento e os hábitos da família em que vive.




















2. PROBLEMA


A escola necessita da presença da família, para acompanhar o...
tracking img