Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Bacharelado em Enfermagem

Aiala de Sousa Cerqueira


Maquiavel e Max Weber: Ética e Realismo Político

Relatórios referentes aos seminários, que foram apresentados pelos alunos do curso de Enfermagem do 2º Semestre matutino, turma A da Faculdade Pitágoras. Orientado pela Docente Christiane Macedo, da disciplina Ética, Política e Sociedade e elaborado ela Discente Aiala de SousaCerqueira.

Feira de Santana-Ba
2012.
Maquiavel e Max Weber: Ética e Realismo Político

O artigo fala sobre o realismo político e a ética a partir de dois filósofos que marcaram o pensamento ocidental. Os homens inevitavelmente estão envolvidos pela política, é algo inerente à própria condição humana da convivência em sociedade. Pra ele, ao contrario de outros teólogos que se apoiavam na bíblia e emobras clássicas, ele se baseava no cenário político de sua época e na experiência real que teve ao interagir com as questões do seu tempo.
O realismo político expressado por Maquiavel e posteriormente pelo pensador alemão Max Weber, vai impactar a noção de uma política idealizadora que possa produzir o bem somente pelos caminhos do bem. Foi a partir do realismo político, ou seja, a política como abusca de resultados, que a ética ganhou nova noção, abrindo novas perspectiva para os autores em estudo: privada e publica. Maquiavel, grande mestre do realismo político, mesmo não tendo fundado esta tradição, pois bem antes dele existiu o historiador Grego Tucídides, que expressou esse pensamento na Historia da Guerra do Peloponeso, as origens, motivações e dinâmicas da conflituosa relação entreEsparta e Atenas.
Max Web, séculos depois do pensador italiano se dedicou numa perspectiva analítica, sobre a distinção entre ética e política. Para eles todo estado se fundia na força, a política é uma atividade que se destina ao poder, porem foi a partir de Maquiavel, com “La verita effetuale della cose” que o realismo ganhou maior dimensão.
Para Tosi 2007, o realismo não é propriamente umadoutrina ou um sistema político como o liberalismo ou socialismo, uma vez que não há uma unidade de pensamento. Mais do que uma filosofia, o realismo pode ser visto como um método, um “olhar”.
Segundo Geovanni Sartoni, não há política pura porque nenhum homem ingressa na ação política se não for impulsionado por crença e fins. Ele ainda completa dizendo que “ninguém pode até hoje instituir com êxitouma política genuinamente pura ou uma política inteiramente ética”. Ambas fracassam pelas mesmas razões.


Jean Jackes Rousseau e o Contrato Social

Jean Jackes Rosseau (1712-1778), foi um importante intelectual, filosofo e teórico político do século XVIII. A política da época, o poder era voltado para o rei, porém seu poder era enfraquecido, e quem detinha essa força de voz era a Nobreza, nãohavendo democracia alguma. Eles camuflavam a democracia, pois a alta sociedade detinha e fazia parte indiretamente da falsa democracia daquele tempo. A sociedade era dividida em: Rei e o Clero, que ocupava o topo da pirâmide (1º Estado), logo abaixo estavam a Nobreza, que detinha grande poder aquisitivo e na qual Rousseau fazia parte, e por fim os servos e vassalos que não tinham conhecimento, erammenos esclarecidos.
A sociedade do século XVIII era vista como os membros integrantes de uma totalidade social hierarquizada, cuja cabeça era o rei, centro moral e espiritual, cujo dever era o de manter a harmonia do todo através da justiça. Essa época ocorreu diversas revoluções sociais, onde o povo brigava por uma participação maior no poder e inclusive pelos seus direitos. A classe menosfavorecida era explorada pelo Clero e Nobreza, os Camponeses trabalhavam nas terras dos mesmos, sustentando-os.
Foi nesse contexto social que nasceu o Grande Rousseau, inteligente, culto e preocupado com essa situação, começou a escrever suas primeiras obras, ele acreditava na integridade do homem, dizendo que o homem era bom, mas a sociedade o corrompia. O grande marco deixado por ele foi O...
tracking img