Trabalho 4ps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Capa --------------------------------------------------------------------------------- 01
Introdução ------------------------------------------------------------------------- 03
1.1 Apresentação do produto ----------------------------------------------- 04
2.1 Mix de Marketing – 4 P’s-------------------------------------------------- 05
2.2 Preço----------------------------------------------------------------------------------- 07
2.3 Distribuição ---------------------------------------------------------------------------- 08
2.4 Promoção ------------------------------------------------------------------------------- 09
3. Conclusão ----------------------------------------------------------------------------- 10
Introdução
A seguir iremos detalhar, através da análise dos4P´s definida por Philip Kotler1, analisando atentamente cada item.
Como objeto desta análise utilizaremos a marca de cigarros Marlboro, da empresa Philip Morris, pelo grande número de dados fornecidos pela empresa. Permitindo uma análise correta do produto.
A análise leva em conta a presença da marca no Brasil, desconsiderando a mesma nos demais países em que se encontra, em função dasinformações serem mais acessíveis deste modo.
Incluiremos também uma breve apresentação do produto, extraída do site da Marlboro, de modo a ilustrar melhor o produto analisado.
Na conclusão analisamos os aspectos dos quatro P’s como um todo, e as vantagens e desvantagens apresentadas por seu conjunto.
1. Apresentação do produto
“Marlboro é uma marca de cigarros do grupo Altria (anteriormente PhilipMorris Companies Inc.).
Philip Morris, um fabricante de cigarros que se estabelecera em Londres, criou, em 1902, uma subsidiária em Nova York para vender diversas marcas de cigarro, incluindo Marlboro. Em 1924, eles anunciaram que os cigarros da Marlboro eram feitos para o público feminino, por trás de um slogan conhecido como "Mild As May".
A marca era vendida bastante até a segunda guerramundial, quando a marca vacilou e foi temporariamente removida do mercado. Ao fim da guerra, três marcas emergiram. Três marcas que iriam estabelecer um firme suporte no mercado dos cigarros: Lucky Strike, Camel e Chesterfield. Essas marcas eram fornecidas para soldados americanos durante a guerra.
Durante os anos 50, a Reader's Digest magazine publicou uma série de artigos que dizia que fumar produziacâncer de pulmão. A Philip Morris, juntamente com outras marcas de cigarros, começaram então a produzir cigarros com filtros, lançando-os ao mercado no ano de 1955. No começo dos anos 60, a Philip Morris inventou o "País Marlboro" popularizando a sua imagem através de severos e bem aparentados cowboys conhecidos como "Marlboro Men". O lema continua vivo até hoje: "Come to where the flavor is.Come to Marlboro country", em bom português: "Venha para onde o sabor está. Venha para o país Marlboro"1.
2. Mix de Marketing – 4 P’s
2.1 Produto
A marca de cigarros Marlboro está presente no Brasil com as seguintes versões:
* Silver: 4mg, 0.4mg e 6mg
* Gold: 6mg, 0.6mg e 8mg
* Blue: 8mg, 0.8mg e 9mg
* Red: 10mg, 0.9mg e 10mg
* Ice Mint: 6mg, 0.6mg e 8mg
* Fresh Mint: 6mg,0.6mg e 8mg
As versões Silver, Gold, Blue e Red se encontram disponíveis em embalagens dos tipos box e maço, enquanto ICE Mint e FRESH Mint se encontram apenas na versão box.
O cigarro é um produto de conveniência, com o diferencial de ter alta fidelidade de marca por parte de seus consumidores, especialmente no que se refere ao público que já o consome há vários anos.
Seu ciclo de vida indicamaturidade, pois a marca já atingiu sua parcela do target e cresce em função do crescimento do mercado. Marlboro é a “vaca leiteira” da Altria no Brasil, sendo o cigarro mais consumido da empresa, especialmente em suas versões Red e Gold. Podemos perceber o estágio que o mesmo se encontra ao observar as estratégias implementadas pela empresa, como diversificação da marca, através da criação da...
tracking img