Resenha: o nome da rosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme "O Nome da Rosa", de 1986, dirigido por Jean-Jacques Annaud, baseado no livro com o mesmo nome, escrito por Umberto Eco, retrata uma estória incorrida no ano de 1327 num mosteiro, localizadona Itália, que continha o maior número de recursos textuais sobre o cristianismo, porém, seu acervo era limitado apenas a poucos monges.
Durante o desenvolver dos eventos ocorrem crimes nestemosteiro, de natureza até então mística e com toques de suspense, sendo analisados através de forma diferente da qual era o costume.
Como explícito no desenrolar do filme, neste mesmo período ocorria aInquisição, que condenava ações e crenças não condizentes com a religião católica apostólica e seus objetivos no século XIV. Por este motivo o método utilizado pelo monge investigador não agrada aosinteresses da Igreja.
A principal necessidade da solução do mistério se dá pela forma em que as mortes aconteciam, os monges eram encontrados com dedos e línguas com tons arroxeados, até então semexplicação aparente. Foi descoberto que um específico livro tinha sua escrita feita com material envenenado e agressivo ao corpo humano. Este livro, escrito por Aristóteles, continha um conteúdo capaz dealterar a forma das pessoas perceberem a religião e suas crenças, fazendo-as esquecerem o temor a Deus. Isto de forma alguma poderia ser publicado ou lido, de acordo com a Igreja, pois influenciariaideias contra seus propósitos e máximas.
O enredo cria oportunidades para várias interpretações filosóficas e sociais tanto para análise da época quanto para interpretações de arquétipos e outrasformas aplicáveis ainda aos dias atuais. Podendo citar exemplos como a guerra do racionalismo e misticismo principalmente encontrada nas crenças religiosas e culturais, problemas econômicos e políticos eseus resultados sobre as ações de pessoas da sociedade que os vivencia, o poder da Igreja nos séculos passados, alienação política e social, submissão e imagem social da mulher, entre outros. Um...
tracking img