Resenha o nome da rosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRÍTICA DO FILME "O NOME DA ROSA"

Inicialmente cabe nos localizarmos temporal e fisicamente, de onde se passa a história do filme "O nome da rosa". passa-se no ano de 1327 num mosteirobeneditino no norte da Itália. O enredo principal do filme que começa a ter sua trama desenvolvida com a chegada do frade Franciscano William de Baskerville, que teve a missão de investigar a morte de ummonge dentro do mosteiro e outras mortes que no decorrer das suas investigações ocorreram; e seu discípulo Adso. A história é contada pelo então discípulo Adso já na sua velhice.
A temática do filmenão nos conta apenas uma série de mortes que aconteceram no mosteiro beneditino, mas teve como um dos principais focos mostrar o poder da Igreja Católica que na idade média possuia o tribunal dainquisição para punir qualquer ato que pudesse vir ao encontro das suas doutrinas pregadas.
Em uma das cenas temos uma discussão entre os frades franciscanos com os representantes do papa, no qual osfranciscanos cobravam uma postura mais voltada para se desfazer das suas riquezas e distribuir aos pobres, tendo em vista que naquela época, a Igreja Católica exercía influência em reis, governantes edominava toda a população, e aniquilava qualquer um que se opunha a ela.
O ponto crucial do filme mostra a descoberta do frade William de Baskerville no autor dos assassinatos, que eram provocados natentativa de proibir o conhecimento da comédia, que segundo a cúpula do mosteiro beneditino, o riso mata o temor e que um monge não deve rir; e os assassinatos eram provocados através do envenenamentodas páginas do livro do filósofo aristóteles, no qual pregava o riso.
No desfecho do filme, temos a afirmação do poder destruidor e autoritário da Igreja Católica da idade média, pois o tribunal dainquisição funcionava não pela razão e sim pela destruição de qualquer indivíduo que pudesse colocar essa supremacia da igreja em risco; pois como é sabido, muitos inocentes perderam sua vida sendo...
tracking img