Resenha - o monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hunter, James C.
O Monge e o Executivo: Uma História Sobre a Essência da Liderança.
Tradução Maria da Conceição F. de Magalhães.
Rio de Janeiro: Sextante, 2004. 144p.



Lançado em 1998, originalmente em inglês, o monge e o executivo foi traduzido para 10 línguas, tornando-se um dos principais livros sobre liderança. Seu foco é fortalecer os princípios fundamentais de um grandelíder. A história desenvolve-se em torno do executivo John Daily, que passa por algumas perturbações e se dá conta de que sua vida não está indo nada bem - desde seu convívio com a família ao time de futebol e seu trabalho como gerente-geral de uma grande indústria. Ele atende aos pedidos de sua esposa e conversa com o pastor da igreja local, que o sugere participar de um retiro sobre liderança em umdesconhecido mosteiro cristão, localizado próximo ao lago Michigan, nos Estados Unidos. Ele não recebe muito bem a ideia, mas acaba acatando. O retiro duraria uma semana inteira e haveria mais 5 participantes além dele.
Uma série de coincidências estranhas o acompanhava durante sua vida. A de maior destaque era um sonho que o aterrorizava: Ele se via dentro de um cemitério fugindo de umhomem estranho que trajava um manto negro e gritava para ele: “Encontre Simeão! Encontre Simeão e escute-o”.
Para seu espanto, ao chegar ao mosteiro, descobre que o tutor do retiro, Leonard Hoffman, um executivo muito famoso que admirava, havia recebido o nome de Irmão Simeão. John nem imaginava o quanto este homem poderia ensiná-lo sobre liderança. É através dele que o autor se situa epassa a mensagem. As ideias são apresentadas passo a passo ao evoluir dos 7 capítulos, por meio de aulas que vão induzindo os participantes a debates.
Os principais assuntos tratados são: definições de poder; autoridade e limites; nossos paradigmas; o modelo de líder servidor; a importância de ouvir as pessoas e colher idéias; a importância do ambiente saudável e compatível as necessidades;nossas escolhas; a dificuldade de aplicar os princípios na prática e as recompensas da boa liderança.


1º capítulo - As Definições


Irmão Simeão começa com as definições de poder, autoridade e limites, fazendo o grupo rever alguns conceitos sobre poder e autoridade. Ele diz que pessoas não podem ser gerenciadas – gerenciam-se coisas e lideram-se pessoas. Liderar seria, então, utilizara autoridade, e não o poder. Com suas instruções, os participantes chegaram a tais definições:

“Autoridade: habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.”
“´Poder: É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.”

2º capítulo - O velhoparadigma
Simeão define paradigmas como padrões psicológicos ou mapas que usamos em nossas vidas para tomarmos decisões. Porém, ele alerta que podem ser prejudiciais se tomados como verdades absolutas e não aceitarmos novas idéias ou mudanças. Eles agem como filtros que nos fornecem uma visão do mundo limitada às nossas experiências.

A discussão desenvolve-se em torno daimportância de sermos bons ouvintes. Ao interromper uma pessoa em meio uma fala, você estaria enviando a ela várias mensagens negativas, confirmando não estar prestando atenção no que ela fala, já que sua mente estaria ocupada desenvolvendo a resposta para interrompê-la. Não demonstrando interesse à fala de outra pessoa, você passa a sensação de que também não a considera importante.

3º capítulo - Omodelo
Agora, o foco da discussão é a idéia de um modelo de liderança eficaz. Simeão defende os princípios de liderança aplicados por Jesus Cristo. Para liderar você deve primeiramente servir, ou seja, você deve dar o exemplo de boa vontade para ser um líder. Infelizmente, o modelo que mais vemos em prática hoje em dia é do líder que usa o poder ao invés da autoridade. Estes acabam também se...
tracking img