Os gurus da qualidada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DA QUALIDADE
OS GURUS DA QUALIDADE

Rodrigo de Oliveira
Winstom Bandeira
Flavio Coelho
Emerson Flavio


OS GURUS DA QUALIDADE
A filosofia que orienta as diversas estratégias da qualidade está baseada em alguns estudiosos do assunto e que pela sua contribuição devem ser conhecidos como gurus da qualidade, isto é, como orientadores do caminho e da importância que hoje a qualidadedetém. Claro que podem ser lembrados outros especialistas além dos que serão abordados, entretanto os citados adiante podem ser considerados como referencias ao melhor entendimento que hoje orienta a abordagem da qualidade.
Este trabalho tratará, entre outros, os seguintes estudiosos:
• DEMING


• JURAN

• FEIGENBAUM


• ISHIKAWA


William Edward Deming


William E. Demingnasceu em Sioux City, Iowa (EUA), em 14 de outubro de 1900. E Faleceu em 20 dezembro de 1993) com a idade de 93 anos em Washington. Graduado em engenharia (1921), permaneceu na Universidade de Wyoming até 1922 para estudar matemática. Depois disso, transferiu-se para a Escola de Minas do Colorado onde fez mestrado em Matemática e Física. Assim que se formou recebeu um convite, para trabalhar em Yaleque ofereceu a ele isenção de taxas e emprego em meio período.

Em 1928, Deming já terminara seu doutorado em Yale quando inicia sua carreira no governo como Físico Matemático no Laboratório de pesquisas de Fixação do Nitrogênio da USDA (o Departamento de Agricultura dos EUA). Durante o tempo em que esteve na USDA, Deming fez 38 publicações que já demonstravam seu interesse pela estatística.
Dr.W. Edwards Deming é conhecido como o pai do renascimento industrial japonês após a segunda guerra mundial, bem como um dos gurus da qualidade nos Estados Unidos.
Com a sua formação como estatístico, foi utilizado, durante a segunda guerra mundial para ajudar os Estados Unidos na melhoria dos seus materiais bélicos.
Segundo Deming, se os japoneses seguissem as suas instruções, eles poderiamconseguir os seus objetivos em cinco anos. Poucos acreditaram, mas decidiram aceitar o desafio e, para a surpresa do próprio Deming, conseguiram sucesso em quatro anos.
Os cientistas e engenheiros japoneses, criaram o Prêmio Deming, concedio a organizações que aplicavam critérios rígidos de qualidade e desempenho.
A filosofia de negócios de Deming é resumida nos seus famosos "14 pontos". Essespontos inspiraram mudanças significativas em grande número de empresas americanas, que buscavam se tornar mais competitivas no âmbito internacional.

Os 14 pontos, contudo, colocam um desafio para muitas empresas para descobrir como aplicá-los, de uma forma inteligente que possa resultar numa melhoria contínua. Por essa razão foram desenvolvidos métodos para o treinamento de equipes de executivose, eventualmente, de toda as suas organizações, para iniciar aquilo que Deming se referia como "a transformação".







Os 14 pontos, que resumem sua filosofia de administração são:
1- criar constância de propósito de melhorar produtos e serviços;
2- adotar a nova filosofia de não aceitar mais os níveis de erros, defeitos, material inadequado e mão de obra de baixo nível;
3- deixarde contar com a inspeção em massa, buscar melhoramento do processo;
4- acabar de contratar compras baseado somente no preço;
5- melhorar constantemente o sistema de produção e serviço;
6- implantar métodos modernos de treinamento no trabalho;
7- implantar métodos modernos de supervisão. O chefe deve assumir a função de treinamento e apoio aos funcionários, preparando-os para a delegação;8- expulsar o medo dos empregados expressar problemas como: material inadequado, equipamento estragado, erros etc;
9- romper as barreiras entre as áreas de staff formando equipes multidisciplinares;
10- eliminar slogans, exortações e metas para a mão de obra. Segundo Deming, metas e slogans poderem produzir efeito positivo se forem elaboradas em conjunto com os operários e estiverem...
tracking img