Resenha - o homem da areia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UFF_Universidade Federal Fluminense_Português IV_Profª Ivone
Grupo: Carlo Frediani, José Anásio, Jaqueline, João Marcelo, Juliano Antunes, Kelly de Jesus, Letícia, Rosana, Sthefani, Tatiana Lopes.Unidade 10_Analisando a estrutura das palavras em português:
Morfologia Derivacional: Há menor grau de regularidade, não obedece a uma pauta sistemática e obrigatória, ou seja, não se aplicaregularmente a todas as bases de uma mesma categoria gramatical.
EX. adjetivo belo>substantivo beleza ≠ adjetivo feio>substantivo *feieza.
Há também muitas formações recorrentes. EX. sutileza; tristeza.10.1_Elementos constitutivos:
Bases→morfemas lexicais e Afixos→morfemas gramaticais.
Existem palavras constituídas apenas de morfemas gramatical ou funcional (pronomes, conjunções,preposições, artigos). Não constituem bases para formação de novas palavras. Podem apenas receber afixos flexionais (eles, elas).
•Base: Forma da qual pode ser retirado um ou mais afixos, considerando o sabersincrônico dos falantes da língua.
→Bases constituídas por formas livres: infiel.
→ Bases constituídas por formas presas: fidelidade (alomorfia na representação do morfema lexical).
•VogaisTemáticas: Morfemas classificatórios na conjugação verbal, com a função de distribuir as formas verbais em três conjugações. Elas não serão segmentadas na constituição das bases que recebem afixosderivacionais. EX. polimento a base poli- e sufixo –mento, sem indicação da vogal temática -i- do verbo polir.
•Consoantes ou Vogais de Ligação: Fonemas vocálicos ou consonantais que aparecem após a base, porforça de acomodação sonora dos elementos que se associam (morfes lexicais e derivacionais): cafeteira, chaleira, gasômetro.
•Morfemas Gramaticais: São os afixos, sempre formas presas que se agregam abase (prefixos ou sufixos). EX. re-educa-ção.
•Afixos Derivacionais: Funcionam na formação de novas palavras e podem estar antes da base, nesse caso como os prefixos (infelicidade) ou após a...
tracking img