Logistica abertura de empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Introdução 2
Objetivo 3
Transporte 4
Logística 5
Cadeia de Suprimentos 6
Cadeia de Suprimentos Responsiva 7
Sistema Just-in-time 9
Four Group Transporte e Logística 10
Marketing, Administração 16
A nova Four Group Transporte e Logística 19
Planejamento 20

Análise 23

Integração 27

Ação 32

Conclusão 41
Referencias 43

Introdução

O diferencialcompetitivo de uma empresa e sua perenidade sustentável ao longo do tempo está cada vez mais vinculado ao entendimento das necessidades do cliente, levando empresas a buscar soluções visando atendê-las plenamente. É mandatório considerar este processo nas estratégias das empresas que objetivam marcar sua presença na cadeia de suprimentos onde atua, aumentando sua permanência no mercado. A Cadeia deSuprimentos Responsiva está sendo considerada pelos especialistas para o atendimento aos objetivos de criação de valor para o cliente, como uma estratégia que engloba todos os modernos conceitos logísticos e operacionais visando à redução nos custos logísticos sem perder o foco na criação de diferenciais que tragam maior retorno financeiro para os acionistas.
A não aplicação da Cadeia de SuprimentosResponsiva leva ao aumento dos custos de propriedade (que engloba custos de estocagem, manuseio, transporte e re-embalagem). Isto leva a um ambiente onde são comuns os problemas de pedidos sem regularidade, bem como, diferenças significativas nas previsões de demanda e vendas. Consequentemente, as empresas apresentam queda no nível de serviços das entregas ou aumento dos níveis de inventário paracompensar os desvios não capturados na previsão da demanda. Estes problemas podem ser disseminados por toda a cadeia, trazendo prejuízos ou queda nas margens de lucro para todos os seus componentes, principalmente para os que possuem menor poder de negociação.
Os clientes reconhecem os elementos logísticos dos serviços como importantes na tomada de decisão para o fechamento de um acordocomercial, frequentemente classificando-os à frente de preço, qualidade dos produtos ou outros elementos relacionados com Marketing, Finanças e Produção. A preocupação chave, neste ponto, é saber se isto faz diferença para a empresa vendedora a ponto de permitir que isto possa afetar a sua rentabilidade.

Objetivo

O objetivo desse trabalho é evidenciar que a partir da substituição da estratégia desuprimentos atual de uma empresa pela estratégia de Cadeia de Suprimentos Responsiva, esta poderá aumentar sua participação de mercado criando valores ao cliente que irão diferenciar o seu produto e/ou serviço. Existe uma percepção de que ela poderá aumentar seus lucros, pois poderá vender seus produtos e/ou serviços por preços melhores que seus concorrentes pelo emprego da estratégia responsiva.Isto nos leva a um outro ponto importante deste estudo, qual seja demonstrar que, aplicada corretamente, a estratégia da Cadeia de Suprimentos Responsiva, possibilita às empresas expandir os seus benefícios para toda a cadeia, criando uma estrutura logística que atenda às suas necessidades ao máximo e com custos inteligentes.
Os conceitos utilizados neste trabalho como Logística, Serviço aoCliente, Cadeia de Suprimentos, e sua aplicação serão abordados de forma coerente e integrada afim de agregar valor ao trabalho e exercício da profissão, também serão apresentadas sugestão de temas futuros para a continuidade dos mesmos e as dificuldades para a aplicação da estratégia responsiva chegando, finalmente, à conclusão do grupo. Por ser um assunto relativamente novo, não existem aindapublicações específicas a este respeito, o que se apresentou como uma dificuldade para a realização deste trabalho.

Transporte

A palavra “transporte” vem do latim trans (de um lado a outro) e portare (carregar). Podemos dizer que, em síntese, transporte é o movimento de pessoas ou coisas de um lugar para outro.
Os transportes contêm três elementos: infra-estrutura, veículos e operações comerciais....
tracking img