Bolsa familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Destinação de resíduos líquidos: Óleo de cozinha usado

INTRODUÇÃO
Visando a preservação do meio ambiente e a redução dos resíduos gerados apresentamos por meio
deste trabalho uma alternativa e uma contribuição para os usuários de ensaios não destrutivos e ao meio
ambiente.

A destinação dos resíduos industriais, líquidos e sólidos, é motivo de crescente preocupação das empresas e dosorgãos ambientais que, através de rigorosa fiscalização, tem obrigado as empresas a cuidados minuciosos com seus resíduos, durante todo o processo, desde sua correta classificação, tratamento, coleta, transporte, até a sua destinação final.
Neste artigo, abordaremos especificamente a questão da reciclagem do óleo de cozinha, aprenderemos como é feita esta reciclagem e no que se pode transformar oóleo que você já utilizou, além de aprendermos também como ele é prejudicial ao meio ambiente quando descartado inapropriadamente.

Com tal instrumento acreditamos estar cumprindo a nossa missão, eminentemente preventiva, no sentido de nos anteciparmos a grandes problemas...

OBJETIVOS GERAIS
Deve expressar clara e concretamente o que se pretende alcançar com o projeto.
Normalmente maisabrangente deve referir-se à solução de um problema que você detectou durante o seu processo de análise interna e externa da organização.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Destinar adequadamente o óleo de cozinha, (tão utilizado pelos amazonenses na fritura de bananas, batatas, pastéis e peixes), que normalmente depois de utilizado é despejado pelos ralos que vão para os igarapés.
A principal medida écoletá-lo na comunidade local e encaminhá-lo à reciclagem, para que o óleo de cozinha usado seja reaproveitado e transformado em sabão caseiro e biodiesel.

Medidas a serem implementadas:
• Criação de um sistema de recolhimento de óleo através de bombonas.
• Divulgação do posto de coleta e de procedimentos para a comunidade local.
• Quantificação mensal da geração/coleta de óleo de cozinha usado.
•Manutenção de cadastro das empresas responsáveis pela coleta/reciclagem do óleo.

1. Destinação de resíduos líquidos

Todos os resíduos que geramos devem ser destinados de forma correta, a fim de que sejam evitados os efeitos negativos que eles podem ter no meio ambiente, como a poluição de rios e do solo, e mesmo na saúde das pessoas.
Os resíduos líquidos geralmente são despejados em rios emares, com isso o consumo habitual de água e alimentos contaminados (como peixes de água doce ou do mar) coloca em risco a saúde.
Para a solução desse problema, não bastam novas tecnologias. É necessário um direcionamento adequado por parte das pessoas. Porém as possibilidades de redução dos resíduos gerados em diferentes processos apresentam limitações pelo simples fato de que, resíduos sempreexistirão.
Sendo assim a reciclagem é sempre uma boa opção. Se na ponta geradora do resíduo a reciclagem significa redução de custos e até mesmo novas oportunidades de negócio, na outra ponta do processo a cadeia produtiva que recicla reduz o volume de extração de matérias-primas, preservando os recursos naturais.

2. Como funciona a reciclagem





A reciclagem é o termogeralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto.
Muitos materiais podem ser reciclados e as maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final.
Podemos também definir a reciclagem através de umconceito bastante simples: pegue alguma coisa que não tem mais utilidade e transforme-a em alguma coisa nova em vez de simplesmente jogá-la fora.
A forma como reciclagem interage com nosso ambiente, nossa política, nossa economia e até mesmo com nossos próprios padrões de comportamento humano, exerce um papel importante no futuro de nosso planeta.

3. Ó óleo de cozinha e o meio ambiente...
tracking img