Resenha o contador de historias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CONTADOR DE HISTÓRIAS

Baseado em fatos reais, o contador de histórias (Belo Horizonte no fim da década de 70, produzido por Francisco Ramalho Jr. & Denise Fraga) conta a história de ummenino muito pobre, caçula de uma família de dez irmãos, com sua mãe analfabeta e ignorante que foi facilmente enganada pela mídia, assim ela se deixou levar pela boa aprendizagem e boa conduta que oinstituto FEBEM representava, chegando à conclusão que deveria levar Roberto Carlos (caçula) pra lá, pois de lá ele se formaria doutor, advogado, um homem de princípios.

No início ele ficou juntocom meninos da mesma faixa etária (6 á 12 anos), onde seus coleguinhas tinham uma linguagem, inocente, ainda infantil, popular, típica das regiões menos favorecidas. Já os educadores e psicólogostinham uma linguagem técnica profissional e literária com traços de autoritarismo militar.

Roberto permaneceu lá por alguns anos até ser remanejado com mais um colega para FEBEM dos adolescentes, deonde fugiu várias vezes. Neste período, ele começou a conviver com mais dificuldades, pois os garotos mais velhos o maltratavam e usavam de uma linguagem popular, vulgar, criminal, excluída da normaculta da língua. Tal linguagem, que para nós está totalmente inadequada, era, para aquele determinado grupo de adolescentes, a língua dos maiorais, dos líderes da rua. Todos queriam fazer parte daquelagangue, mas para se tornar um deles era necessário primeiramente mudar a o jeito de falar ao qual eles estavam acostumados, teriam que se tornar brutos, falando palavrões e gírias que eram utilizadaspelo grupo, além de se tornar um objeto sexual dos outros integrantes (gangue). Um preço muito caro pelo qual Roberto não quis pagar.

Logo após uma de suas fugas Roberto foi capturado, e noretorno á FEBEM, despertou a atenção e interesse de uma pedagoga francesa chamada Marguerith, que estava passando uma temporada no Brasil, onde estava estudando. A pedagoga tentou aproximar-se de...
tracking img