Resenha - o caso dos exploradores de cavernas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluno: Marcos Iglesias Garabato Fernandes da Silva – 13/0014192
Disciplina: Introdução ao direito 1 – Turma E

Fichamento texto: FULLER, Lon L. O caso dos exploradores de cavernas. São Paulo:Leud, 2003.

Resumo

A obra retrata um julgamento fictício, que ocorre no Tribunal do Condado de Stowfield, no ano de 4300. Em maio do ano anterior, 4299, cinco membros da Sociedade Espeleológica -uma organização amadora de exploração de cavernas - adentram uma caverna, entre eles estava Roger Whetmore. Já distantes da entrada houve um desmoronamento tornando impossível a sua saída. Osfamiliares, percebendo que os cinco homens não voltavam, informaram ao secretário da Sociedade que imediatamente mandou uma equipe de resgate ao local.
A tarefa se mostrou um tanto quanto complicada e comdiversos problemas, dentre eles: novos desmoronamentos que acarretaram na morte de dez trabalhadores. Decorridos vinte e dois dias foi possível estabelecer um contato com os cinco homens e informá-losde que seriam necessários outros dez dias. Eles, praticamente sem suprimentos, indagaram a um médico se seria possível sobreviver caso um dos homens servisse de alimento para os outros quatro, e omédico mesmo que de má vontade respondeu que sim.
Passados os dez dias e chegando o resgate aos homens descobriu-se que Roger Whetmore, o homem que havia proposto se alimentar de um deles, havia sidomorto. Após fazer a proposta Whetmore se arrependeu e quis voltar atrás, porém ainda assim os outros quatro prosseguiram e puseram Roger na disputa de quem seria escolhido, processo esse que seria feitoatravés dos dados. Por azar, Whetmore foi o escolhido e morto.
Logo que resgatados, os homens foram levados a um hospital, onde receberam os cuidados necessários até a recuperação. Já recuperadosos homens foram denunciados pelo homicídio de Roger Whetmore. Houve então um primeiro julgamento, no qual o júri decidiu que os homens eram culpados e deveriam ser condenados à forca. Os acusados,...
tracking img