Guy de maupassant

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Quem foi Guy de Maupassant?


Henry René Albert Guy de Maupassant foi escritor, poeta e um dos maiores contistas de todos os tempos.
Maupassant teve uma infância e umajuventude aparentemente felizes no campo, em companhia da mãe, uma mulher culta e depressiva, que foi abandonada pelo marido.
Na década de 1870, ele se dirigiu a Paris, onde se firmou comocontista e teve contato com os grandes escritores realistas e naturalistas da época: Zola, Flaubert e o russo Turguêniev.
Rico e famoso, ele teve muitos casos amorosos, mas a sífilis o atormentoupor mais de uma década, ocasionando-lhe pesadelos, angústia e de alucinações.
Em 1892, Guy de Maupassant tentou o suicídio. Morreu, porém, no ano seguinte, em um manicômio, aos 43 anos deidade, em consequência de complicações da sífilis. Foi enterrado no cemitério de Montparnasse, em Paris.

Realismo e Impressionismo em contos de Guy de Maupassant

Este trabalho tambémobjetiva identificar nos contos de Guy de Maupassant as tendências realistas discutidas por esse e outros críticos ao longo do tempo.
Espera-se explicitar e afirmar o caráter realista deMaupassant, um dos mestres da narrativa curta, já que, em Mimesis (2009), Zola é considerado por Auerbach como o último dos grandes realistas franceses. Afinal, se as características do realismo europeu,segundo Auerbach, consolidam-se sobre a representação séria da realidade contemporânea de cada autor, onde os fatos do quotidiano são mostrados com seus problemas humanos, sociais e fundamentados naconstante movimentação histórica, torna-se justo esclarecer que o trabalho de Maupassant se inicia e se desenvolve essencialmente desde tais características.
O impressionismo abriu caminhopara a evolução das análises de contos desse autor e ofereceram elementos para que se pudesse conhecer e discutir sua obra relacionada à estética impressionista - especialmente no que se refere à...
tracking img