Resenha - o ato de ler

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
PROGRAMA DARCY RIBEIRO
CURSO: LETRAS LICENCIATURA COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA INGLESA E RESPECTIVAS LITERATURAS.
PÓLO: SÃO MATEUS DO MARANHÃO – MA









RESENHA CRÍTICA

















SÃO MATEUS DO MARANHÃO – MA
2010
GIDALTI ASSIS DE OLIVEIRA













O ATO DE LER
Ezequiel Theodoroda Silva



Resenha apresentada a Disciplina de Leitura e Produção Textual da Universidade Estadual do Maranhão, Programa Darcy Ribeiro, ministrada pelo professor Marco Aurélio, como requisito para obtenção parcial da segunda nota do primeiro módulo.


























São Mateus do Maranhão – MA
2010
SILVA, EzequielTheodoro da, 1948 – O ato de Ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 10. Ed. – São Paulo: Cortez, 2005.



Ezequiel Theodoro da Silva, natural do Estado de Minas Gerais, possui Graduação em Língua e Literatura Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971), Mestrado em Educação - Leitura - University of Miami (1973) e doutorado em Educação (Psicologia daEducação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). Acumula uma experiência de mais 30 anos sobre as intersecções da educação, ensino e leitura. Tem mais de 40 livros publicados na área, tendo sido Diretor-Executivo da Editora da Unicamp, Coordenador da Biblioteca "Professor Joel Martins" da Faculdade de Educação - Unicamp, Coordenador do Curso de Mestrado em Educação daUniversidade do Contestado, Secretário Municipal de Cultura, Esportes e Turismo de Campinas, Secretário Municipal de Educação de Campinas, entre outros cargos. Atualmente, vem se dedicando ao estudo das novas tecnologias, da linguagem virtual e suas implicações na formação dos leitores. Um repertório de conhecimentos e vivências para prestar consultoria/consultoria em diferentes áreas da promoção da leituraaos setores interessados.


O ATO DE LER

A obra de Ezequiel Theodoro da Silva, em seu primeiro capítulo, intitulado Necessidade de um Inquérito sobre a Leitura, traz uma visão geral sobre a atividade de leitura. Nesse sentido, o autor contribui com evidências para a tão necessária investigação mencionada no tema do capítulo 1.
Segundo Theodoro, a prática da leitura aparece naalfabetização, permanecendo durante toda a vida acadêmica e é um instrumento básico que permite ao professor complementar suas atividades pedagógicas. Já o material escrito, objeto de trabalho da leitura, surge como mediador na relação professor/aluno.
Também é abordado no capítulo primeiro, que a leitura ainda apresenta-se como grande fonte de inquietação no âmbito educacional brasileiro.Há pouca orientação para uma prática mais eficiente. Os recursos que regeriam a atividade de leitura são muito superficiais e nada ilustrativos.
Segundo o autor, todo professor é um orientador da leitura, no entanto, em nosso país, a responsabilidade pela a crise na leitura, pesa sobre os professores de Português. Ezequiel assevera ainda que são raras as faculdades ou universidadesbrasileiras que oferecem cursos na área de Psicologia e/ou Metodologia da Leitura. O que existe são métodos voltados para futuros professores das séries iniciais do 1° grau. O autor propõe que os aspectos teóricos e práticos da leitura, deveriam ser trabalhados a despeito de qual seja curso de preparação de professores. Também critica a posição das autoridades educacionais quanto ao assunto, pois, apesar derecomendações para estimular a leitura, os governos não propiciam oportunidades para que isso aconteça.
A obra também nos faz atentar para fato de que em nosso país os meios de comunicação direta (rádio, TV) são sobressalentes em relação à leitura. Os primeiros não exigem educação formal para quem os adere, explicando a questão. Atrelado a isso, as dificuldades econômicas são um...
tracking img