Resenha e tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A segurança e a qualificação de pessoal são fatores constantes e muitos importantes em toda a área empresarial que tenha como objetivo primordial a melhoria da qualidade e da produtividade.
No entanto, estes trabalhos de melhoria fracassam nas tentativas de implantar essas novas filosofias gerenciais e operacionais dentro das empresas.
Quando se investigam os acidentes ocorridos em umaempresa, os resultados mostram que as falhas se associam a quatro fatores principais: a tecnologia, sistemas de gerenciamento, fatores humanos e agentes externos. Com isso as empresas tem investido em tecnologia, preocupadas com uma maior segurança e confiabilidade nos seus sistemas e equipamentos.

Uma analise mais detalhada sobre as causas que precedem estas situações mostra que o erro humano edescaso com o gerenciamento de riscos são fatores que mais contribuem para que os acidentes venham a ocorrer.
Com a velocidade que as tecnologias vem chegando ao mercado competitivo e o desconhecimento dos riscos no uso destas novas tecnologias faz com que aumentem a probabilidade de ocorrer falhas humanas, e as ações a ser tomadas frentes a problemas operacionais, quando tomadas de forma nãoconvencionais por pessoas altamente preparadas, conduzem a um aumento de riscos, podendo levar a perdas materiais e humanas, quando não chegam a ser catastróficas.
A maneira mais segura de reduzir os riscos e consequentemente perdas de matéria humano e capital, são treinamento profissional com qualificação especifica aos trabalhadores, com isso ele vai saber manusear e operar equipamentos de formamais segura e confiável, e com isso auxiliando no desenvolvimento tecnológico, social e econômico das empresas.

Com base nestas premissas, incluindo nestes o fator humano, de sorte a auxiliar empresas na melhoria de seus aspectos operacionais e na redução de perdas decorrentes de incidentes ou acidentes que prejudiquem as metas estabelecidas pela organização. Com este propósito, procurou-se aintegração das características prevencionistas apresentadas pela Gerência de Riscos, em especial através da utilização de uma técnica de Análise de Riscos, com o treinamento individualizado de funcionários.

As consideráveis vantagens materiais e sociais obtidas pelo homem através do uso das tecnologias sempre foram acompanhadas pelo surgimento de riscos, sendo que os acidentes resultantes daconcretização destes riscos, de maneira cada vez mais alarmante, ameaçam a qualidade de vida e, não raramente, a própria vida dos seres humanos.

Nesta tentativa de produzir melhores condições de vida o homem faz uso de ferramentas, máquinas e veículos que causam acidentes fatais, cria novos materiais, produtos e alimentos altamente prejudiciais, transforma substâncias naturais em concentradosradioativos, pondo em risco o meio ambiente e todo o ecossistema e, consequentemente, a sua existência. E, paradoxalmente, todo este processo considerado \"evolutivo\" é comandado pelo instinto de \"sobrevivência\" da espécie.

Deste modo, o risco sempre esteve e sempre estará presente em toda e qualquer atividade humana e, ao logo de sua evolução, o homem continuará a ser agredido pelas suaspróprias descobertas. Assim, a solução mais sensata parece ser a admissão, por parte da sociedade, da relação intrínseca existente entre a sua existência e a sua autodestruição, aprendendo a identificar, controlar e conviver com os riscos inevitáveis.
Não existe uma definição universalmente reconhecida para a palavra risco. Assim, os significados associados a esta palavra diferem, tanto semânticaquanto sintaxicamente, em função de suas origens.

Portanto, a palavra risco pode significar desde um resultado inesperado de uma ação ou decisão, seja este positivo ou negativo, até, sob um ponto de vista mais científico, um resultado não desejado e a probabilidade de ocorrência do mesmo. No entanto, abordaremos o risco como a incerteza de ocorrência de um evento indesejado dentro de um sistema...
tracking img